CARNAVAL DE 1985 NO CAIÇARAS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A cidade viveu intensamente o carnaval, com muitos bailes, todos muito animados e um número enorme de foliões. O Clubinho Carnavalesco do Povo animou nosso carnaval de rua, com agrado geral. Além da escola de samba o Bloco Muda Brasil deu vida nova ao carnaval de rua, sendo inclusive bi-campeão no desfile de rua.

O Caiçaras comandou com tremendo sucesso o carnaval de nossos clubes, recebendo uma decoração bonita e de muito efeito, onde sua diretoria recebeu rasgados elogios. Aliás o Caiçaras esteve lotado tanto à noite como durante o dia com a criançada brincando a valer. No resultado final os vencedores foram:

1.º lugar luxo masculino: Paulo Augusto da Fonseca; 2.º lugar luxo masculino: Edson Alexandre; 1.º lugar originalidade masculina: Luiz Mendonça; 1.º lugar luxo feminino: Maria Inês Martins; 2.º lugar luxo feminino: Lúcia Queiroz; 1.º lugar originalidade feminina: Doriana e Adriana; Animação individual: Lauro Fasaro e Sra.

Na categoria blocos as irmãs Júnia e Jane Guimarães de Campos comandaram o bloco “Qualquer Nome Serve” que foi 1.º lugar na categoria luxo. A Sra. Margarida Malheiro de Queiroz organizou o bloco “Garimpeiros da Serra Pelada”, uma turma também já tradicional e vitoriosa em nossos carnavais e 1.º lugar em Originalidade. O bloco “Smock 85” ficou com o 2.º lugar em Originalidade, sendo um bloco novo em carnaval. A grande novidade na categoria blocos foi do bloco “Tropicália” contando com mais de 30 elementos e que entrou com uma animação total, o que lhe deu 1.º lugar em animação. Este bloco tinha certos detalhes como a participação de pais e filhos como: Dr. Antônio Vieira Caixeta e Dágma, Sérgio, Ricardo, Carla e Lara; ainda Alfredo Fonseca e Ivaní, Simone e Jane; os casais Dr. Carlos Wagner e Nívea, Marinho e Fernandinha. Também no bloco Ana Mariza, José Eustáquio (Taquinho), Ozanam Caixeta, Júlio Cesar Oliveira, Adler Batista, Sandra Caixeta, Ana Paola Queiroz, Meire e Martinha, Dilson Guimarães, Wilson Facim, Haroldo e Heraldo Cavalheri, Moisés Pinheiro, Valdir Lima, Regina Pimenta e o autor destas notas. A turma já pensa no carnaval do ano que vem e no bi, na categoria animação, pois carnaval é sambar.

No carnaval juvenil o bloco “As Rumbeiras” com Karine Corrêa Fonseca, Isabela Avelar, Luciana Queiroz e Carla Avelar foi 1.º lugar em luxo; em Originalidade o bloco “Pank Maria” com Cíntia Gonçalves, Andréia Carvalho e Liliane Dutra, e a melhor fantasia feminina ficou com Claudia Fonseca (Baiana), e Marcos Henrique Rocha Campos ficou com a melhor fantasia masculina. O folião mais animado foi Cláudio Henrique Borges (seus pais Marinho e Fernandinha foram do bloco tropicália) e Pherla Aline Fischer foi a foliona mais animada.

A Sra. Francisca Mendonça Fonseca era a pessoa mais feliz neste carnaval e sua alegria era tripla: seu Marido Paulo Augusto foi 1.º lugar em luxo masculino, sua filha Nádia participou do bloco “Qualquer nome Serve”, 1.º lugar em luxo e seu filho Taquinho, era um dos figurantes do bloco “Tropicália”, 1.º lugar em Animação.

Apesar de hoje estar numa cadeiras de rodas, aquele espírito alegre e carnavalesco estava estampado no rosto de Ziquito Rocha, foi o 1.º Rei Momo de nossos carnavais. Sua presença onde quer que estivesse era motivo de carinho por parte de todos. É isto, que foi Rei sempre será Majestade.

* Fonte: Texto de D. Jota publicado na coluna Sociedade da edição n.º 110 de 28/02/1985 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: youtube.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe