DOIS ANOS DE CARAMBOLA

Postado por e arquivado em ARTES, GRUPOS MUSICAIS, MÚSICA.

O Grupo Carambola completou no mês passado seus dois anos de trabalho musical que é marcado pela garra, presença e continuidade desenvolvida até então, comprovado pela causa que evidenciou o seu caráter e estilo. Hoje são esses anos de cumplicidade com o canto bucólico do nosso povo mineiro, são esses anos de poesia, de música e canção. Porque seu trabalho é abrangente, não podendo ser analisado em apenas um canal de canção meramente popular. Pois aqui, merece a saudação de todo o setor de cultura brasileira, pela consciência de trabalho que o Grupo vem desenvolvendo, buscando a fundo nossa raiz ao lado do desenvolvimento envolvente do novo broto artístico de efervescência nacional. Principalmente hoje que é uma realidade em nosso país a “Indústria da Música”, que se resume no estrangeirismo barato, burlando o cordão umbilical que sustenta o filho legítimo da cultura popular, caindo assim no setor do “lixo cultural”.

Carambola, um grupo novo que tem esse compromisso com o nosso povo, cantando os nossos valores, principalmente no que tange a região do Alto Paranaíba.

Todos os componentes são músicos que vieram de uma educação musical pura, o que contribui para o tato e a facilidade de composição, criando belas e ricas canções, que hoje vivem no subconsciente musical, pois na história de Patos de Minas em termos musicais se desconhece um Grupo que alcançou esse alto grau de popularidade.

Mostrado em suas apresentações, festivais e Shows, que foi batizado com seus Shows primeiro no Colégio Marista, em outubro de 1.982, daí continuou seu amplo trabalho com uma enorme lista de apresentações: Participação do IV FEPAMI em dezembro de 82 e ganhadores de três prêmios; apresentação no Colégio Estadual no início do ano de 1983; apresentação no III ENCONTRÃO em abril deste ano; apresentação dentro da Semana do Índio, em 19 de abril de 1983; Show na cidade de UNAÍ em julho de 83; Show FEIRA DO CANTO em Patos de Minas também no mês de julho de 83; Mini-Show dentro do Festival Sertanejo da EMATER em setembro de 83; Show Casa da Cultura em abertura do ano de 1.984; participação no V FEPAMI, ganhadores de quatro prêmios, em janeiro de 84; Show musical na cidade do Carmo do Paranaíba em fevereiro de 84; apresentação em UBERABA na IV Feira de Arte em 14 de abril de 84; apresentação no IV ENCONTRÃO em 22 de abril de 84; participação no 3.º MPB ANGLO em UBERLÂNDIA, ganhadores do primeiro lugar em Minas Gerais; Show “Diretas Já” em maio de 84; Show “Senhores Moleques de Minas Gerais” em Patos de Minas em junho do presente ano; ganhadores do Primeiro Prêmio no Festival em PARACATU em agosto deste ano; Show na cidade de Uberlândia − ar livre − em agosto; participação na I FEIRA DE MINAS, no Parque da Gameleira na cidade de BELO HORIZONTE em 01 de setembro deste ano; Show na cidade de Guarani no aniversário da cidade em 07 de setembro; e Show em PATROCÍNIO em 29 de setembro deste ano¹.

E novamente o grupo se prepara para participar de mais três festivais da região: ARAXÁ, UBERABA e aqui em Patos de Minas, contando com três belíssimas inéditas canções, que sem dúvida irá contribuir para o brilhantismo e nível do FEPAMI deste ano. Hoje também o Grupo luta para a realidade de documentar seus trabalhos, ou seja, a suposta gravação de um disco, que é também solicitada pelos seus admiradores. O Grupo espera contar com o apoio de todos os setores da sociedade patense para essa conclusão, que levará consigo o distintivo desta cidade, cantando em suas letras e melodias.

Parabéns, Carambola, nas pessoas de Maurício, Wilmar, Ramalho e Marcão.

* 1: Foi esquecida uma participação. Leia “Carambola se Classifica em Alvinópolis”.

* Fonte: Texto de Eugênio Pacelli (Civuca) publicado na edição n.º 103 de 15 de novembro de 1984 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Do LP “En Cantos Geraes”, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe