EMU

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, OUTROS.

O nome soa estranho, mas não por muito tempo. Depois da coruja e do porquinho-da-índia ganharem a simpatia e espaço no lar de muito brasileiro, é a vez do Emu (Dromaius novaehollandiae) começar a se popularizar como um animal exótico de companhia. Ele pode chegar a ter 60 quilos e 1,90 metros de altura. Por isso, para levá-la para casa, é preciso que haja espaço. A recomendação dos especialistas é que um casal vive bem em um terreno de 100 metros quadrados. A expectativa de vida em cativeiro é de aproximadamente 16 anos.

Da Ordem Struthionidformes e Família casuariidae, ocorre na natureza exclusivamente na Austrália. O bico é preto, as penas marrom-escuro, com exceção da cabeça, que possui penas pretas e finas. Quase não há penas no longo pescoço, que é de um tom azul-acinzentado. As pernas são nuas e longas. Tem três dedos voltados para frente e nenhum para trás. Há a presença de asas vestigiais que não auxiliam na movimentação. É a única ave com músculo na panturrilha, tornando-a altamente adaptada à corrida, atingindo até 48 km/h aproximadamente. Pode golpear com as pernas, matando predadores e rompendo cercas. Os maiores predadores dessa espécie na Austrália são os Dingos, uma espécie de cachorro selvagem.

E lá na Austrália, habita variados ecossistemas, principalmente regiões de matagais, savanas e campos abertos. Alimenta-se de frutas, insetos e pequenos animais, e em cativeiro, entra também ração, na base de 700 g/dia. Pode se alimentar de excretas de outros animais. O período reprodutivo se inicia entre dezembro/janeiro e dura por cerca de 5 meses. Cada postura pode ter de 5 a 24 ovos. O período de incubação dura de 48 a 56 dias e é de responsabilidade do macho. Como as fêmeas costumam acasalar com diversos parceiros, elas podem construir diversos ninhos, sendo cada um protegido e incubado por um macho diferente. O cuidado com os filhotes é responsabilidade do macho, que apresenta um comportamento altamente agressivo em defesa do ninho, dos ovos incubados e dos filhotes.

Quem se dispuser a ter um Emu¹ como animal de companhia, é aconselhável adquirir um filhote, para lhe dar a oportunidade de se familiarizar com humanos, de se acostumar ao contato, pois se ele não estiver acostumado com o contato, pode reagir e se tornar agressivo. Criado desde filhote, torna-se dócil com todos, transformando-se num salutar animal exótico de companhia.

* 1: Leia “Meu Amigo Emu”.

* Fontes: Aminoapps.com, vejario.abril.com.br e zoo.df.gov.br.

* Foto: Vejario.abril.com.br.

Compartilhe