CONSTRUÇÃO DA FÁBRICA DA COCA-COLA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Através da Lei Municipal n.º 1.907, datada de 21 de setembro de 1983, a municipalidade doou à empresa REFRESCOS IPIRANGA S/A (fabricante dos produtos da linha COCA-COLA), um terreno localizado na Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, com área de 16.000 metros quadrados. Estipula o referido diploma, que a empresa deverá construir naquele terreno, até o final deste ano, uma parte do projeto de expansão, ou seja, uma unidade distribuidora (GALPÃO DE DEPÓSITO), e até o final de 86, a REFRESCOS IPIRANGA S/A deverá construir uma unidade de engarrafamento dos seus produtos aqui em nossa cidade, portanto, implantando uma UNIDADE INDUSTRIAL, com uma vasta área de influência em toda a região do Alto Paranaíba e outras regiões de nosso Estado¹.

A empresa levou adiante seu compromisso com a municipalidade, e mais que um simples depósito, está construindo a PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO GLOBAL, que abrange: galpão de depósito, sanitários coletivos, escritórios, depósito de açúcar, auditório, sala para impressos, copa, estoquista, com uma área construída de 1.525 m², constituindo-se em quase 50% do total do projeto.

Quando concluído o PROJETO GLOBAL, a área construída será de 4.245 m², e a empresa estará funcionando a pleno vapor, gerando muitos e importantes recursos para o município, além de empregos diretos, da ordem aproximada de 220 em sua fase de processo industrial.

Atualmente, estão em ritmo acelerado as obras da primeira fase do projeto, e conforme informações dos engenheiros Antônio Augusto Alves e José Tadeu Nunes, da 3A Engenharia, firma responsável pela elaboração e execução do projeto, a parte estrutural está com 70% concluída (fundações, pilares, vigamento e laje do primeiro teto). O prazo contratual para entrega da obra é o final de janeiro de 1985, mas os diretores da 3A ENGENHARIA informaram à nossa reportagem, que pretendem entregá-la à REFRESCOS IPIRANGA S/A, até o fim de dezembro do corrente.

Segundo informação prestada à nossa reportagem pelo gerente local da Refrescos Ipiranga S/A, Albino Nunes Nascentes, o projeto prevê a urbanização total do terreno, com implantação de gramados e pátios de estacionamento cimentados, arborizados, e uma linha arquitetônica que embelezará aquele trecho. Já na presente etapa, todo o terreno será devidamente cercado com tela e pilares de cimento padronizado, dando início assim à urbanização do local onde será implantada futuramente a unidade industrial daquela empresa em nossa cidade.

A área de influência inicial do NOVO DEPÓSITO DISTRIBUIDOR da Refrescos Ipiranga S/A (COCA-COLA), alcançará várias cidade de nossa região.

Com relação ao número de empregos nesta fase inicial, o gerente local da empresa informou que não será alterado de modo significativo, uma vez que as operações serão mais ou menos semelhantes às que estão sendo efetuadas pelo atual depósito. Entretanto, com a implantação da UNIDADE DE ENGARRAFAMENTO, no final de 86 ou princípio de 87, o empreendimento deverá gerar aproximadamente mais 220 empregos diretos em nossa cidade.

Conforme já informamos no início desta reportagem, a elaboração e execução do PROJETO GLOBAL das instalações da REFRESCOS IPIRANGA S/A (COCA-COLA), está a cargo da firma 3A ENGENHARIA, tendo à frente os Engenheiros Antônio Augusto Alves e José Tadeu Nunes. A 3A Engenharia tem se destacado no campo da construção civil em nossa cidade e em várias cidades de nossa região, e entre outras obras, podemos apontar as seguintes já executadas: Edifício MILA (4.800 m² de área construída), CONJUNTO RECANTO DO SOL (Ed. DANIELA, Ed. VIDYA e Ed. GUSTAVO), com um total de 5.998 m²), e o prédio da CTBC de Iguatama. Em andamento, a 3A Engenharia tem as seguintes obras: Edifício SOLAR DA AVENIDA, Edifício JOSÉ SUDÁRIO, as obras da COCA-COLA, além de muitas outras espalhadas por Patos de Minas e região.

Com relação à obra de implantação das instalações da REFRESCOS IPIRANGA S/A em nossa cidade, a 3A Engenharia elaborou um projeto funcional, amplo, e de linhas arquitetônicas destacadas, contribuindo assim para o embelezamento do nosso parque industrial.

O gerente local da Refrescos Ipiranga S/A, Albino Nunes Nascimento, finalizando, adiantou à nossa reportagem, que tão logo receba a primeira etapa das novas instalações, o DEPÓSITO DISTRIBUIDOR será transferido, passando assim a funcionar na Av. Juscelino Kubistchek de Oliveira, o que poderá ocorrer até janeiro de 1985.

* 1: Leia “Doação de Terreno Para a Fábrica da Coca-Cola”.

* Fonte: Texto de Antônio Laércio da Rocha publicado com o título “Refrescos Ipiranga (Coca-Cola): Obras na Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira prosseguem” na edição n.º 102 de 31 de outubro de 1984 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Br.pinterest.com, meramente ilustrativa.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe