BOLA DE PELOS EM ROEDORES

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

Basta passar um tempo observando roedores de companhia para saber que eles têm um hábito bastante curioso. Assim como os gatos, eles também são muito independentes e costumam lamber a própria pelagem para se limpar. Comum nos gatos, muita gente nem desconfia que os roedores também podem sofrer com os chamados tricobezoares. E, o que é mais grave: enquanto gatos podem vomitar as bolas de pelo, roedores não têm essa capacidade.

Ao se higienizarem, um dos principais objetivos de gatos e pequenos roedores é a remoção de poeira e de pelos soltos. A grande questão é que, uma vez que esses pelos foram removidos com a língua, eles não simplesmente desaparecem. Em vez disso, eles são ingeridos pelo animal. Em geral, essa ingestão não representa um problema. Isso porque, em condições normais, o animal irá eliminá-los pelas fezes de maneira natural.

O problema é quando isso não acontece, o que pode ser tanto devido a uma quantidade de pelos acima do normal, quanto devido ao mau funcionamento do intestino. Como pequenos roedores não conseguem vomitar o tricobezoar, os pelos precisam passar por um longo caminho antes de serem eliminados. Por isso, muitas vezes acabam ficando presos no sistema gastrointestinal, formando as bolas de pelo.

Identificar que o roedor está com uma bola de pelo no estômago – ou com qualquer outra doença – não é uma tarefa fácil. Isso porque, na natureza, pequenos roedores são presas e, como tal, tendem a esconder quando estão doentes. No entanto, fique atento se ele apresentar qualquer um destes sintomas: falta de apetite, isolamento no canto da gaiola, não querer brincar, fezes ligadas umas às outras por cordões de pelo. Caso note algum desses sinais e comportamentos, a recomendação é levar o roedor ao Médico Veterinário o quanto antes.

Caso a suspeita seja de que o roedor está com um tricobezoar, o Médico Veterinário poderá chegar ao diagnóstico por meio de exames clínicos, como a palpação, e de exames de imagem, com destaque para o raio-X. Confirmada a presença de uma bola de pelo, o tratamento poderá ser feito com remédio para expelir bola de pelo ou, em casos mais graves, através da remoção cirúrgica.

Apesar de ser um problema grave, que pode causar a obstrução do sistema gastrointestinal, a bola de pelo pode ser evitada com algumas medidas simples:

– Ofereça feno¹ à vontade. Por ser muito rico em fibras, ele ajuda a melhorar o trânsito intestinal. De quebra, ele ainda é essencial para desgastar os dentes desses pequenos roedores;

– Especialmente no caso de chinchilas e de porquinhos da índia, procure escová-los com frequência, ainda mais quando há mudanças bruscas de temperatura, que causam uma maior queda de pelos. Na hora de procurar uma escova para remover os pelos mortos, uma boa opção é a chamada rasqueadeira para coelhos, que também pode ser usado em roedores.

* 1: Diferente do que muitos pensam, feno não diz respeito a um único tipo de planta. Na verdade, pode ser chamado de feno qualquer mistura de gramíneas e de leguminosas que passam pela fenação, isto é, por um processo de desidratação.

* Fonte: Petz.com.br.

* Foto: Peritoanimal.com.br.

Compartilhe