CORREIO CAÓTICO EM 1909

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O TRABALHO (1909)

A situação anomala em que nos achamos actualmente, devido ao pessimo systhema a que estamos condemnados, até, não sabemos quando, obriga-nos a pedir a attenção benevola do dr. Francisco Brant, afim de por […] a anarchia e prejuizos que soffremos com as conduções de malas. A agencia local, classificada entre as ultimas é o motivo principal dos constantes prejuizos a que estão sujeitos todos os interessados. Não deixaremos esta secção emquanto não formos attendidos francamente, certo ficaremos […] breve, considerando-se o grande empenho, esmero e bôa vontade do illustre director dos correios em Minas Geraes.

E’ […] que uma condução de grandes e pesadas malas nas garupas dos estafetas originam duas incongruencias: o de não chegar na hora e prejudicar todas as correspondencias. O commercio local e de toda a redondeza, que affluem para esta cidade, vêm-se altamente prejudicados com as suas encommendas e a impossibilidade de fazer saques para outras praças. O districto do Areado que consta de grande numero de moradores, negociantes e assignantes de jornaes, são victimas da falta de correio para lá. Não poderemos suppor e nem enquadrar aqui, a falta de rendas, como motivo para não haver a linha, ao menos três ou quatro vezes por mez.

Não é intuito nosso crear difficuldades a administração dos correios sinão ponderar o mal que a ignorancia dos factos vae causando com intensidade crescente.

Os jornaes, cartas, encomendas, etc, chegam-nos esfarellados, aos pedaços, molhados, sem a possibilidade de melhores dias, si a administração não providenciar promptamente, com a efficacia que o caso exige. Em outros paizes criam-se tudo, mesmo antes de haver o habitante, aqui esperando, que o progresso salve os […]. Assim, no entretanto, não pensará o illustre dr. Francisco Brant, cujo recado esperaremos.

O serviço de correio é tão mal determinado, que não sabemos como julgar o facto extravagante de virem as correspondencias de Sant’Anna com destino a esta cidade, sendo que […] na agencia, as suas correspondencias passam em mala fechada para Patos e de Patos volta para St.’Anna. Sendo grande as correspondencias e encommendas daquelle districto esse serviço de vinda e volta até aqui e d’aqui para Sant’Anna, é feito oneradamente.

Estamos a postos para apontar esses senões sem motivos, pedindo insistentemente s sua correcção.

* Fonte: Texto publicado com o título “Com o correio” na edição de 30 de junho de 1909 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Início do texto original.

Compartilhe