MINI VACA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, OUTROS.

Em feiras e eventos de pecuária, as mini vacas chamam muito a atenção, uma vez que, normalmente, têm aproximadamente a metade do tamanho de uma vaca de porte normal. Mas, além da aparência pouco convencional, elas apresentam diversos aspectos positivos em benefício daqueles que as criam. Existem 26 raças em todo o mundo. As mais altas superam pouco mais de um metro e há aquelas com menos de 80 centímetros. Uma das principais vantagens na criação é a questão do espaço físico necessário. Até em chácaras é possível mantê-las. Em uma área de um hectare, por exemplo, é possível criar duas mini vacas na qual normalmente caberia apenas uma vaca de tamanho normal. Além disso, esses animais podem proporcionar muito lucro aos criadores, porque possuem uma capacidade produtiva muito alta: cada vaca pode produzir cerca de 10 litros de leite por dia, com um custo de criação inferior.

Em idade adulta, atinge cerca de 1,10 metros de altura, e o peso entre 150 e 200 quilos. Como comparativo, uma vaca de estatura normal mede cerca de 1,50 metros de altura e pesar 720 quilos (altura e peso logicamente podem variar conforme a raça). Consomem aproximadamente 10% do seu peso corporal, índice certamente muito menor que o de uma vaca de tamanho normal. Entretanto, a sua produção de leite é bem aproximada de uma vaca comum, com o diferencial de produzir um leite com um percentual de gordura menor. São criadas soltas no campo, necessitando de capim e sais minerais, além das vacinas adequadas e vermífugos. Em confinamento, necessitam de 1,5 a 2 kg de ração em duas refeições e de cerca de um terço de capim por dia (cerca de 6 kg). O período de lactação dura até o sexto mês, mas existem casos em que produzem até o décimo mês. Podem ser mantidas em instalações simples, com cochos e bebedouros mais baixos que os convencionais.

A vida reprodutiva tem início aos 14 meses, contando que o animal esteja saudável e bem alimentado. A gestação é de 9 meses e elas produzem um bezerro por ano. Os bezerros costumam mamar até o sexto mês, aproximadamente. O cio recomeça cerca de 50 dias após o parto e tem um ciclo fértil de 21 dias. A estimativa é a de que ela procrie até aos 27 anos.

Além de produção leiteira, são excelentes animais de companhia e, assim sendo, é possível criá-las em quintal. São animais muito dóceis e possuem boa interação com crianças. A criação desses animais vem atraindo cada vez mais pecuaristas. Foi até criada a Associação Brasileira de Criadores de Mini Gado, para organizar, selecionar os animais que se enquadram na raça e incentivar essa atividade. Portanto, esse animal é um excelente investimento, e devido à sua baixa manutenção e simplicidade na criação, pode trazer diversos benefícios para os criadores.

* Fonte: Texto de Klaus Bernardino publicado com o título “Como criar mini vacas e suas vantagens” em blog.mfrural.com.br.

* Foto: Gespianos.wordpress.com.

Compartilhe