BUSTOS DE ANTÔNIO, JERÔNIMO E OLEGÁRIO DIAS MACIEL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Conta a História que, no início da década de 1930, o Instituto Mineiro do Café doou à Municipalidade Patense, quando era seu presidente o ilustre conterrâneo Dr. Jacques Dias Maciel, um busto do Presidente Olegário Dias Maciel, primo em primeiro grau do saudoso Estadista. A sua inauguração deu-se no dia 06 de outubro de 1933, ficando como o primeiro busto inaugurado em nossa comuna, como uma recordação do ilustre patense que ocupou o Palácio da Liberdade e tornou-se figura representativa na vida nacional, falecido um mês antes, em 05 de setembro¹.

Eis que, vinte e cinco anos antes, a edição de 09 de outubro de 1908 do jornal O Trabalho publicou a Resolução n.º 112, de 22 de setembro de 1908, que assim determina em seu Artigo 1.º:

Fica o Agente Executivo Municipal autorizado a dispender pela verba obras publicas, a quantia necessaria para a acquisição dos bustos guarnecidos de moldura dourada dos Senhores Dr. Olegario Dias Maciel, Coronel Antonio Dias Maciel² e do fallecido Major Jeronymo Dias Maciel e collocar-se na sala das sessões da Camara, em signal de reconhecimento do Municipio, pelos serviços prestados por elles, no seu engrandecimento.

Como, até o momento, não há registros históricos sobre a confecção desses três bustos, pode-se acreditar que a Resolução n.º 112 não foi adiante, e o busto do Olegário Dias Maciel inaugurado em 1933 fica ainda sendo o primeiro, até prova em contrário.

* 1: Leia “Bustos de Olegário Dias Maciel”.

* 2: Coronel Antônio Dias Maciel, depois Barão de Araguari, pai de Olegário Dias Maciel (falecido em 05/09/1933) e irmão de Jerônimo Dias Maciel (falecido em 13/08/1906), faleceu em 1.º de julho de 1910.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Início do texto original da Resolução n.º 122.

Compartilhe