BUSTO DE OLEGÁRIO DIAS MACIEL É RESTAURADO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O monumento a Olegário Maciel voltou a ficar completo esta semana. Localizado na praça da Avenida Getúlio Vargas, ele recebeu a “menina” que faz parte da obra na última terça-feira (14/11/2017). O trabalho de restauração da peça foi realizado no dia 10 de novembro, com solda em toda a circunferência do braço da escultura e acabamento de polimento no local da intervenção. A recolocação dela no monumento maior foi realizada por Nelcy Pereira Guimarães e Fábio Junior Alves Pereira, que utilizaram diversos materiais para fixação da peça.

Durante a reinstalação da peça no monumento, a Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) recebeu alunos das escolas estaduais Marcolino de Barros e Antônio Dias Maciel – Normal, que acompanharam o processo e conheceram um pouco mais da história de Patos de Minas, da avenida Getúlio Vargas e, por sua vez, do monumento, numa verdadeira aula de história e cidadania.

O Monumento em homenagem a Olegário Dias Maciel, ex-presidente da província de Minas Gerais, é um bem integrado à Avenida Getúlio Vargas e tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural, por meio do Decreto Municipal nº 2.068, de 22 de maio de 1998. Ele foi colocado na Avenida Getúlio Vargas após a morte do político, em 1933, e está localizado em lugar estratégico, à frente da residência de Olegário, hoje Museu da Cidade, e também da Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel, o Colégio Normal, cujo prédio foi construído durante sua gestão como presidente de Minas Gerais, de 1930 a 1933.

A restauração

Há mais de seis anos, o monumento havia sido danificado. Parte dele, a “menina”, que fica à frente da estátua maior, o Olegário, foi descolada e então guardada no Museu da Cidade. Além disso, teve sua mão trincada, com risco de deslocamento definitivo. Uma iniciativa da Dimep, em parceria com o Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc) e o Ministério Público – Curadoria do Patrimônio Cultural (MPMG), encontrou a solução.

Provocado pelo Condepahc, o MPMG destinou parte de uma multa a um proprietário que havia demolido um imóvel inventariado sem análise e autorização do Conselho para custear a restauração do referido monumento, colando a mão e recolocando a “menina” no monumento maior.

Para o diretor da Dimep, Geenes Alves, “a restauração do monumento e reintegração dele ao seu local de origem são uma ação respeitosa e de valorização do patrimônio cultural de Patos de Minas, sobretudo porque visa à ‘recomposição’ e à preservação da memória histórica da cidade”.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Monumento em homenagem a Olegário Dias Maciel volta a ficar completo” e subtítulo “Menina foi restaurada, e a recolocação da peça aconteceu esta semana” na edição de 18 de novembro de 2017 do jornal Folha Patense.

Compartilhe