FESTA DE NOSSA SENHORA DA ABADIA DE 1913

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Sexta-feira atrazada, realizou-se nesta Cidade a tradicional festa de N. S. d’Abbadia, tendo tudo corrido muito bem, sem uma nota dissonante, felizmente, graças ao espirito essencialmente religioso e ordeiro do nosso povo.

O programa dos festejos, que na outra parte d’esta folha vinhamos publicando, foi escrupulosamente observado, sendo digno de francos elogios o nosso amigo Ildefonso Borges que, na qualidade de festeiro, foi incançavel em procurar todos os meios de dar maior realce e grande brilho às festividades.

Foi enorme a concorrencia de fieis correndo animados os leilões de prendas, e tendo sido deslumbrante a procissão.

Na ultima novena, bem como no dia da festa foi nosso Rvdo. Vigario Conego Getulio de Mello, auxiliado pelo illustrado Vigario de Sant’Anna de Patos, Rvdo. Padre Agostinho Christobal, o qual, depois da procissão, produziu um brilhante sermão em que, mais […] sua eloquencia, os seus sublimes dotes de orador sacro.

A corporação musical “S. Cecilia”, sob a regencia de seu director, o intelligente maestrino Ten. Augusto Borges, concorreu poderosamente para o brilhantismo da festa, achando-se sempre presente a todos os actos, desempenhando-se a contento de todos da nobre missão que lhe foi confiada.

Em resumo: tudo correu magnificamente, esteve, como sempre, muito linda a festa de N. S. d’Abbadia em Patos.

Parabens, pois, ao nosso Rvdo. Vigario, ao seu digno auxiliar, ao festeiro, á “S. Cecilia” e em geral a todos os fieis presentes á festividade, não se deixando de parte o habil fogueteiro João Bueno, que sahia-se muito bem com o seu Castello, e sua grande variedade de fogos.

* Fonte: Texto publicado com o título “Festa de N. S. d’Abbadia” na edição de 24 de agosto de 1913 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Dois primeiros parágrafos do texto original.

Compartilhe