BEBER ÁGUA COM A PATA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

Muitos gatos mergulham a pata na água e depois a lambem em vez de beber diretamente. Os ancestrais selvagens dos gatos domésticos são a chave do mistério que nos explica por que temos um gato tomando água com a pata. Os gatos são predadores, mas também podem ser presas de predadores maiores. Portanto, precisam observar muito bem onde pisam, onde comem e o que bebem, porque uma surpresa desagradável pode estar sob a superfície da água. Por tudo isso, os gatos selvagens primeiro tocam a água com as patas, cheiram e lambem para verificar se a água é potável. Além disso, eles descobrem se há inimigos dentro da água, uma vez que eles se moveriam ao introduzir a pata nela. Então, por que temos um gato tomando água com a pata? É possível que esteja seguindo seus instintos inconscientemente.

Outra explicação é que eles, especialmente os mais velhos, não veem os detalhes e sim os movimentos. É por isso que são tão bons caçadores, porque veem a presa quando ela corre. Assim, eles mergulham as patas na água para verificar a profundidade e a distância. Eles agitam a água com as patas para não molhar acidentalmente o nariz e os bigodes. Em caso de dúvida, principalmente no caso de gatos mais velhos, recomenda-se uma visita ao veterinário para verificar os seus olhos e visão, pois pode ser que ele tenha alguma doença ocular. Contudo, isso não justifica porque gato bebe água com a pata.

Quando a vasilha de água é pequena, isso é muito desagradável para ele porque seus bigodes tocam a borda da vasilha. Para evitar essa sensação incômoda, ele prefere colocar a pata na água e depois lamber. E se ele bebe água de baldes, de vasos de flores ou até mesmo do vaso sanitário, é um sinal para trocar a vasilha por uma maior. Embora alguns gatos bebam água da vasilha inserindo a língua, a maioria prefere a água em movimento. É fresca, limpa e nova, fatores que os gatos valorizam muito, e isso é motivo suficiente para que eles não queiram beber água da vasilha ou, pelo menos, não diretamente. Ainda, tomar água com a pata para ele é algo divertido. Neste caso, pode ser que seu ambiente não seja tão enriquecido como deveria, sem arranhadores e brinquedos variados suficientes, e então ele sente a necessidade de procurar atividades que o estimulem.

Se o gato parecer nervoso ou ansioso ao mergulhar a pata na água para beber, pode ser porque ele está se sentindo inseguro Se depois de molhar a pata ele fica olhando freneticamente ao redor é possível que ele esteja estressado, por exemplo, após uma mudança, alterações na casa, com a chegada de novos gatos ou outros animais na família. Por outro lado, talvez o local da vasilha seja desfavorável porque há muito trânsito de pessoas atrapalhando-o.

Ao beber água com a pata, o mais comum é que todo o entorno fique encharcado, que o animal pise na água e encha toda a casa de respingos, o que não costuma ser bom para os proprietários. É totalmente normal querer entender esse comportamento e, na medida do possível, adaptá-lo para melhorar a convivência. Como a maioria das causas indica que o bem-estar do gato está sendo perturbado, é melhor encontrar uma solução que se adapte ao seu caso específico.

Beber água normal é muito tedioso para a maioria dos gatos. Eles são naturalmente brincalhões e curiosos, além de muito limpos. Alguns gatos adoram água e se divertem com ela, por isso, não procuram a água em movimento apenas porque é mais fresca e limpa. Gostam muito de passar tempo observando a água em movimento e brincando ou de jogá-la em um prato. Se notar que o gato está curioso com a água, pode ser uma boa ideia arranjar uma fonte de água. Isso o manterá entretido e ele também se divertirá bebendo enquanto se hidrata.

* Fonte e foto: Texto de Karoline Schneider em peritoanimal.com.br.

Compartilhe