BARBO SUMATRA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

O Barbo Sumatra (Puntius tetrazona) é originário da ilha de Sumatra (Indonésia). Alcança os sete centímetros de comprimento e tem expectativa de vida entre cinco a seis anos. Onívoro, aceita de tudo, mas para incentivar a reprodução e mantê-lo saudável e com belas cores é recomendado oferecer, além de rações apropriadas, alimentos vivos ao menos uma vez na semana. O macho é ligeiramente menor, apresenta coloração mais intensa e o ventre é retilíneo. A fêmea possui coloração mais pálida e o ventre é roliço. Estas características aparecem no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada. É territorial com os da mesma espécie e semelhantes, pacífico com os demais quando mantido em cardume com número suficiente de indivíduos (caso contrário, poderá atacar suas caudas).

Ovíparo, é considerado disseminador livre, pois a fêmea libera seus ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em 24 – 48 horas quando mantidos em temperatura mais alta e após dois ou três dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar. Não ocorre o cuidado parental, a partir do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se oferecer rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como infusórios, microvermes, náuplios de artêmia, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos de maior porte podem ser oferecidos. Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes, quando em aquários próprios para reprodução.

O tamanho mínimo do aquário é de 60 litros. Não devem ser mantidos em grupos com menos de 5 indivíduos, quanto maior o cardume, mais natural o seu comportamento. As disputas por territórios ou fêmeas são magníficas de observar, os machos (geralmente os maiores entre eles) se enfrentam e exibem suas nadadeiras e cores no máximo esplendor possível. Existem diversas variedades. Como apresentam nado rápido não é indicado colocá-los com peixes de nado mais lento.

Apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal. Peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc.) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie. É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas. Igualmente importante é a manutenção constante da temperatura da água para evitar quedas bruscas que podem levar à debilitação do sistema imunológico do animal e ao surgimento de doenças. Esta manutenção é atingida com o auxílio de aquecedores e/ou termostatos – sendo os últimos mais recomendados, por possuírem um mecanismo que controla a temperatura evitando assim o aquecimento excessivo da água do aquário, e ela é monitorada utilizando-se termômetros que podem ser tanto internos quanto externos.

Misturar animais pacíficos com pacíficos, agitados com agitados, agressivos com agressivos e carnívoros com carnívoros, qualquer combinação diferente, poderá trazer problemas. Misturar animais grandes, médios e pequenos da mesma espécie quase sempre vai ter problemas. Os peixes médios e pequenos terão menos acesso à alimentação do que os grandes e poderão se tornar peixes defeituosos e subnutridos.

Se verificar que o animal é territorialista, de agressividade média a alta, planeje comprar todos os animais no mesmo mês e do mesmo tamanho que os habitantes antigos do aquário. Caso compre novos animais para um aquário já habitado há meses ou anos, pode-se tentar as seguintes técnicas:

– Mudar velhos habitantes briguentos para aquário de quarentena e deixá-los lá por um mês, modificar a decoração do aquário, mover pedras, troncos e enfeites de lugar, na tentativa de parecer um novo ambiente, colocar os animais novos no aquário antigo. Após um mês juntar todos no mesmo aquário e verificar o comportamento deles nos próximos dias.

– Colocar os mais briguentos em criadeira de tela ou separar o aquário com tela de acrílico, para que possam se ver, mas, sem agressão ou lutas, por um mês ou mais.

– Última alternativa, doar ou trocar o animal extremamente agressivo com um amigo ou com alguma loja do ramo.

Se você tem aquário principal com animais grandes e só encontrar pequenos para a compra, pode-se criá-los em aquário quarentena (somente vidro, filtro tipo hang on e termostato) para engorda e crescimento, alimente-os com duas ou mais rações de qualidade (para dar variedade), alimento congelado e vivo em abundância (alimentação de 2 a 3 vezes ao dia), troca parcial de água (TPA) a cada 2 dias (15%). Cerca de 5 a 9 meses estarão juvenis e com tamanho de competição com outros animais adultos do aquário principal.

* Fonte: Rsdiscus.com.br.

* Foto: Jardimanimal.com.br

Compartilhe