URUBU

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, OUTROS.

Existem muitas espécies, ou tipos, de urubu. No Brasil, podemos encontrar o urubu-rei, o urubu-da-mata, o urubu-preto, o urubu-de-cabeça-vermelha e o urubu-de-cabeça-amarela. A envergadura, isto é, a distância de uma ponta da asa à outra, mede cerca de 1,3 metros. Em geral têm penas pretas ou cinza-escuras, exceto o urubu-rei, cujas penas são branco-amareladas no corpo e escuras na cauda e nas asas. A cor da cabeça e do pescoço varia de acordo com a espécie. Ao contrário das outras aves, a cabeça dos urubus não tem penas.

As fêmeas botam dois ovos por vez, que eclodem depois de 32 a 39 dias. Em geral os filhotes nascem claros, e vão escurecendo com o tempo. Vivem em média de 8 a 12 anos, mas com 3 anos de idade já estão prontos para se reproduzir. Algumas espécies vivem bem em áreas urbanas, outras só são encontradas em campos e florestas. Eles são excelentes voadores e aproveitam as correntes de ar para atingir grandes altitudes e planar sem grande esforço. Como se alimentam de carne em decomposição, ou carniça, é curioso que os urubus não fiquem doentes. Existe algo em seu sistema imunológico que os impede de contrair doenças como o botulismo, por exemplo.

Eles têm ótimo olfato, o que lhes permite encontrar seu alimento a distância. Em geral, os urubus-de-cabeça-vermelha e os urubus-de-cabeça-amarela são os primeiros a encontrar a carcaça do animal morto, e acabam sendo seguidos por urubus de outras espécies. Todos eles, porém, se afastam para dar lugar ao urubu-rei. Este, com seu bico mais afiado, é o único que consegue rasgar o couro mais resistente de alguns animais. Dependendo do tamanho, uma só carcaça pode servir de alimento para muitos urubus.

Como não têm predadores naturais, e encontram farta oferta de alimento no lixo gerado pelas cidades, os urubus multiplicam-se sem problemas. A única exceção é o urubu-rei, que está entre as espécies ameaçadas por causa da destruição de seu ambiente e de sua captura ilegal para venda.

Há vários exemplos de pessoas que adotaram o urubu como animal de companhia. Aqui, três casos:



* Fonte: Escola.britannica.com.br.
* Foto: Wikiaves.com.br.

Compartilhe