CASTRAÇÃO TORNA O CÃO GORDO E ENTEDIADO, A?

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Quando não se cuida das calorias, a castração realmente pode tornar um cão gordo, mas não entediado.

Tanto nos machos como nas fêmeas, o ciclo sexual consome calorias. Os cães obviamente queimam calorias quando procuram por sexo, mas também utilizam calorias para fabricar óvulos e esperma. Tanto o ciclo estral¹ nas fêmeas como a agressividade ligada ao sexo e a patrulha territorial nos machos consomem energia. Quando um cão é castrado, essas demandas de energia diminuem. A quantidade de comida ingerida deve diminuir também.

A castração altera certos comportamentos masculinos, mas as mudanças são interessantes, não entediantes. A maioria dos machos castrados não sente mais uma necessidade tão grande de demarcar territórios com urina. Esse comportamento faz deles companheiros mais simpáticos aos humanos. Com a receptividade mais positiva dos humanos, os cães tendem a se tornar mais brincalhões. Da mesma forma, a castração é responsável pelo escasseamento do vagar ocioso e da agressividade ligada ao sexo entre os machos. Uma menor frequência desses comportamentos significa uma diminuição de perigo. A castração não reduz nenhuma outra forma de agressividade nem a curiosidade natural de um cão; ela simplesmente tira o sexo do lugar prioritário na vida do cão e permite que outras atividades, como caçar, seguir pistas, buscar coisas ou brincar, tornem-se mais importantes.

Se um cão tem de ser castrado, as pessoas devem garantir que cuidarão das calorias dele durante vários meses após a operação. Uma regra simples é reduzir em 10% a ingestão de calorias imediatamente após a castração. Uma diminuição de 20% é perfeitamente normal, mas torna-se necessária apenas se houver ganho de peso.

* 1: Relativo a estro, cio. Período bianual de alterações fisiológicas e hormonais nas fêmeas caninas, em que ocorre a ovulação e um aumento do desejo sexual.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Auaumania.com.br.

Compartilhe