POLÍCIA DEFICIENTE EM 1908

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O TRABALHO (1908)

Como corre o departamento policial entre nós, vae sem explicação alguma e é uma pena esse facto que vamos reclamar providencias. Logar de grandes encargos moraes, cheio de responsabilidades, no entretanto é cargo gratuito.

Actualmente esta população tem a frente dos seus destinos policiaes o 2.º supplente de delegado que mora distante da cidade uma légua, de modo que todos os factos de immediata urgência ou ficarão para o dia seguinte ou o interessado terá que correr a casa do subdelegado.

O nosso presado amigo Capitão José Carlos, o 2.º supplente de subdelegado em exercicio, não estará pelos bonitos olhos do Estado a sacrificar-se sem interesse outro que o de prestar seus serviços como um bom e dedicado cidadão, mas a tanto o não levarão os esforços em prejuizo da sua subsistencia.

Nesse estado estamos nós até que o governo, ou quem as suas vezes faça, venha sanar essa anomalia, dando-nos um delegado que esteja a testa das suas atribuições. Como está é que não pode continuar; o delegado deverá permanecer dentro da cidade e si o pensamento do governo é manter essa arrelia eterna, supprima a policia no Estado e esbanje o dinheiro extorquido ao povo com tantos impostos em festas neronicas¹, onde chorando o povo rir-se-á em expressões de goso e proclamando o nosso governo com um panigo².

* 1: Que diz respeito a Nero, imperador romano.

* 2: De acordo com o Heraldrys Institute of Rome, Panigo é um sobrenome característico dos Milaneses, de Cornaredo, Sedriano, Bareggio, Settimo Milanese e Milão, todos eles devem derivar de um apelido baseado no termo dialetal panigh (pânico ou painço, Panicum miliaceum), um cereal que nos tempos medievais tinha considerável importância alimentar para os seres humanos, mesmo se na Lombardia era usado principalmente para forragem animal. A pergunta é: qual a finalidade desse termo no texto?

* Fonte: Texto publicado com o título “A policia” na edição de 09 de agosto de 1908 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe