ADÉLIO DIAS MACIEL E JOÃO BORGES JÚNIOR MATRICULAM-SE EM CURSO DE MEDICINA − 1908

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, PROFISSIONAIS LIBERAIS.

Esse anúncio informa que os jovens Adélio Dias Maciel e João Borges Júnior matricularam-se num curso de Medicina em 1908. Os livros contam que Adélio Dias Maciel foi o primeiro Médico nativo do Município de Patos sem ainda o “de Minas”, formado em 1913. Mas há confusão a respeito disso, e um anúncio de 1916 sobre as suas especialidades afirma que ele já tinha 6 anos de pratica da clinica civil e hospitalar¹. Então ele se matriculou em 1908 e a História afirma que ele veio “formado” para Patos em 1913. Mas eis que o mesmo já tinha 6 anos de pratica da clinica civil e hospitalar. Confuso! Lembrando que naquele tempo não havia a “Residência Médica”, instituída pelo Decreto n.º 80.281, de 5 de setembro de 1977. Quanto ao João Borges, que ficou conhecido sem o “Junior”, a História afirma que ele foi o segundo Médico nativo do Município, chegado formado em 1914. Neste caso, seis anos de curso, mais do que normal. Interessante é que os dois, personagens de destaque na nossa História, tiveram participação no objetivo de se fundar um hospital na Cidade − outro caso em que os livros pecaram por muitas omissões² − e depois caíram na tradicional rixa política Borges x Maciel³.

* 1: Leia “Confusões Históricas a Respeito do Dr. Adélio Dias Maciel” e “Dr. Adélio Dias Maciel − 1916”.

* 2: Leia “Hospital Santo Antonio: Embrião do Regional”, “Hospital Central: Sucessor do Santo Antonio e Antecessor do Regional” e “Hospital Regional Antônio Dias”.

* 3: Leia “João Borges Comenta uma Visita ao Colega Adelio Dias Maciel: Médicos em Conflito na Política em 1925”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 17 de maio de 1908 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, via Altamir Fernandes.

Compartilhe