AFFENPINSCHER

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

O Affenpinscher surgiu na Alemanha como um cão de fazenda, caçando ratos através de estábulos. Com o passar do tempo, tornou-se uma raça menor e populares companheiros para se ter em casa. É bastante antiga, podendo ser encontradas referências à cães com uma constituição muito semelhante a deles em pinturas de antes do século XVII. Antes de ser registrado pela AKC em 1936, ajudou a criar diversas outras raças na Europa, incluindo o Schnauzer miniatura e o Griffon de Bruxelas. É descendente do Pinscher Alemão de Pelo Duro. O termo Affenpinscher significa, em alemão, “Pinscher macaco”, nome dado à raça devido à semelhança de sua cabeça com a cabeça de alguns macacos.

Amoroso, leal, afetuoso, geralmente obediente e às vezes teimoso, também é um protetor incansável, mantendo um controle muito rigoroso sobre cada pequeno ruído ou mudança no ambiente doméstico em que vive, sempre atento a tudo o que acontece. Essa raça produz excelentes cães de guarda, corajosos e barulhentos quando surge a necessidade, mas reservam o barulho apenas para esses momentos. É o tipo de cachorro ideal para apartamentos e casas pequenas, fazendo um ótimo uso dos menores espaços e ajudando no controle de qualquer problema como pequenas pestes ou invasores, como por exemplos ratos, que são alvos dessa raça desde que ela surgiu.

Pequeno, com um formato quadrado, cobertos com um pelo duro, denso, áspero e abundante, que deve ser preferencialmente preto, mas também pode ter nuances castanho escuro e cinza. A cabeça é arredondada, coberta com um pelo mais longo e reto, com a face contornada por mechas; focinho curto, olhos escuros e redondos; lábios e nariz pretos; sobrancelhas abundantes e eriçadas, além de imponente barba que combina com elas. Orelhas inseridas altas e pequenas, podendo ser apontadas para cima ou um pouco caídas, em forma de um “V” invertido; pescoço curto e ereto; peito ligeiramente chato e amplo; costas retas e curtas descendo ligeiramente na parte de trás até alcançar a cauda, que tem uma inserção alta e usualmente é carregada para o alto, curvada sobre as costas, mas pode ser cortada nos países em que isso é permitido. Os membros são arredondados e curtos. No geral, possuem uma aparência pura e desalinhada.

Como muitas outras raças de pequeno porte, eles não têm a menor ideia de como são realmente pequenos. Por isso devem estar presos com uma coleira quando estiverem em local público, senão eles podem tentar desafiar cães muito maiores. Também é bom lembrar que, por mais que eles se façam parecer robustos, são cachorrinhos frágeis. Devem ser escovados diariamente para manter o pelo brilhante e sem nós. A média de vida é de 12 anos.

* Fonte: Texto de Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta.

* Foto: Edmilson Reis em filhotesbr.com.br.

Compartilhe