CHEGOU A TV BANDEIRANTES DIRETO DE SÃO PAULO

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: DIRCEU DEOCLECIANO PACHECO (1983)

Há aproximadamente sessenta dias, ouvi dizer que dentro de um curto espaço de tempo estaríamos sendo beneficiados com a imagem e o som da TV Bandeirantes. Apregoava-se que o Prefeito Arlindo Porto Neto, recebera informações sobre a possibilidade de se trazer a referida emissora diretamente, via satélite, através de uma antena que poderia ser instalada pelo custo de aproximadamente treze milhões de cruzeiros, o que até não seria muito, não fora a angustiante situação financeira da Prefeitura, que até àquela época não conseguira ainda pôr em dia, sua folha de pagamentos.

Reconhecendo todavia a importância do empreendimento, o Prefeito em conversas entre amigos, expôs o problema e o Vereador Sílvio Gomes de Deus, se propôs a procurar o comércio local solicitando a participação financeira que seria complementada pela Prefeitura, caso o que se arrecadasse não fosse suficiente.

Feito o acordo, o Vereador imediatamente saiu a campo, em companhia do comerciante Elcio Bernardes Dias e dentro de poucos dias estavam de posse de compromissos em torno de sete milhões de cruzeiros e o Prefeito assumiu a responsabilidade da parte restante¹.

Já a esta altura os célebres e infalíveis pessimistas começavam a sua pregação de derrotismo e feita a encomenda do equipamento necessário para a instalação da antena, em local gentilmente cedido pela Rádio Clube FM, uma “pedrinha” não poderia faltar e uma emissora de televisão que retransmite a programação da Bandeirantes, tentou bloquear a carta-autorização conseguida com muito trabalho junto ao DENTEL, e foi aí, uma vez mais, que pudemos constatar o valor de nosso jovem Prefeito e a grande importância de termos NOSSOS Deputados.

O problema foi superado e no último dia 18, o povo de Patos de Minas, Presidente Olegário, Lagoa Formosa e Guimarânia, podia receber com alegria diretamente de São Paulo, a imagem e o som perfeitos da TV Bandeirantes.

A vitória foi muito grande, não só por proporcionar mais entretenimento a um povo sofrido como anda o brasileiro, mas principalmente por dois motivos que considero de enorme importância:

1) Recebendo a Bandeirantes diretamente de São Paulo, poderemos nos livrar em parte da influência de cidades intermediárias que acabam nos polarizando, quando Patos é que deve ser polo regional que depende diretamente da Capital Mineira e em segunda instância, da grande cidade de São Paulo.

2) O Prefeito Arlindo já manteve contatos com a direção na recém-inaugurada TV Manchete, ficando acertado que tão logo ela obtenha espaço no satélite − o que deve acontecer dentro de sessenta dias mais ou menos, segundo estou informado − poderemos recebê-la imediata e também diretamente.

Parabéns a todos que de uma ou de outra forma colaboraram para que se alcançasse esta vitória e que outros trabalhos eficientes como este sejam executados em nosso favor, para que possamos apagar da memória algumas tristes e célebres imagens de empreendimentos fracassados e de outros pelos quais temos esperado por um, dois, dez e até trinta anos, como nossa sonhada Escola Agrícola.

* 1: Leia “Doações Para a Antena da TV Bandeirantes − 1983”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Isto é Eficiência” no Editorial do n.º 71 de 30 de junho de 1983 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Logotipo da Rede Bandeirantes de 1982 a 1989, de wikiwand.com.

Compartilhe