CHEGOU O DDD

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O DDD-Discagem Direta à Distância surgiu no Brasil em 1970. Foram necessários 8 anos para que ele fosse instalado em Patos de Minas. E não foi nada fácil, pois CTBC e TELEMIG entraram num embate para comandar o negócio por aqui. Mesmo após uma resolução federal que transferia toda a conexão interurbana para a TELEMIG, a CTBC não acatou. Foi preciso a intervenção do Ministério das Telecomunicações, através de seu presidente Euclides Quandt de Oliveira, para fazer valei a lei. Em 23 de março de 1978, o jornal Folha Diocesana anunciou a boa nova:

Finalmente foi ligado hoje, quinta-feira, o DDD de Patos de Minas. Depois de ter sido resolvido o impasse criado entre a CTBC e a TELEMIG, uma equipe de oito engenheiros começou, segunda-feira, a conexão entre a estação local da CTBC e a nova estação regional da TELEMIG, terminando ontem os preparativos necessários para a efetivação do DDD.

O problema que se arrastava desde janeiro foi resolvido com a intervenção imediata e eficaz do Ministro das Comunicações, Quandt de Oliveira, na semana passada, logo após a ida a Brasília de uma comitiva chefiada pelo Sr. Prefeito Municipal, Dr. Dácio Pereira da Fonseca e integrada pelas lideranças patenses, que solicitou ao Ministro uma solução imediata para o nosso DDD. O encontro foi articulado pelo jornalista Oswaldo Amorim.

Pressionados pelo Ministro, os diretores da CTBC resolveram obedecer à portaria ministerial n.º 95 de 1.º de abril de 1977 que transferia toda a conexão interurbana para a TELEMIG, em nossa cidade.

Com a ativação do DDD, Patos está finalmente integrada no restante sistema nacional de comunicações. A inauguração oficial do DDD será marcada posteriormente pela TELEMIG, e contará com a presença do Ministro Quandt de Oliveira e do Governador Aureliano Chaves. Segundo o Sr. Prefeito Municipal, a inauguração será provavelmente em abril.

Como usar o sistema de Discagem Direta à Distância?

Quem quiser telefonar para as cidades de Ibiá, São Gotardo, Araxá, Sacramento, Coromandel, Uberaba e Uberlândia basta discar apenas o número do telefone desejado, como se estivesse na própria cidade. Não há necessidade de prefixo para estas cidades.

Para as outras cidades brasileiras, interligadas pelo sistema DDD é necessário começar pelo prefixo nacional fixado para estas cidades. O catálogo telefônico traz uma lista destes prefixos. Vamos ver alguns exemplos: ao telefonar para Brasília, o interessado disca o prefixo 061, prefixo de Brasília, seguido pelo número do telefone desejado. Belo Horizonte, prefixo 031 e assim por diante.

A ligação é imediata, mas exige certos cuidados. É necessário que todos os números do telefone a ser chamado sejam discados ininterruptamente, pois se houver alguma pausa a ligação pode ficar com o circuito interrompido.

Quando for feita uma ligação, discados os números corretamente, e não se ouvir ruído algum, deve-se esperar apenas 20 segundos, e se a ligação não se completar, desligar e tentar novamente. Não deve haver insistência após estes 20 segundos, ou quando no início da ligação der sinal de ocupado. Assim muitos congestionamentos serão evitados.

Para as cidades ainda não interligadas na rede nacional de DDD, solicitar a ligação pelo código 101, como se fazia anteriormente. Qualquer dificuldade que surgir na ligação, discar o n.º 102 e solicitar auxílio.

Se a pessoa não sabe o telefone de alguém em outra cidade para quem quer telefonar, deve discar o prefixo da cidade seguido pelo número 121, que é o número de informação. Por exemplo, alguém quer telefonar para Brasília e não sabe o telefone de lá, disca 061-121. Belo Horizonte 031-121 e assim por diante. Este pedido não é taxado, e a telefonista fornecerá o número do telefone procurado.

Quem estiver em outra cidade e quiser telefonar para Patos deve discar o prefixo de Patos que é 034, seguido pelo 821 e pelo número desejado. Quando alguém não souber o telefone daqui, discará, para informação, o prefixo 034, seguido pelo número 124.

Após o sistema instalado, o mesmo jornal publicou em sua edição de 30 do mesmo mês outra matéria, de autoria de Oswaldo Amorim, desta vez fazendo os devidos agradecimentos ao Ministro e à Operadora do serviço:

OBRIGADO MINISTRO QUANDT, MUITO OBRIGADO TELEMIG

A ligação do sistema de Discagem Direta à Distância em Patos de Minas provocou alegria e desafogo na cidade.

Alegria, pela conquista de um formidável melhoramento, que é ao mesmo tempo uma conquista de progresso e um poderoso fator de progresso.

Desafogo, pela solução de um problema que, virtualmente, vinha angustiando a população.

Graças, principalmente, ao Ministro Euclides Quandt de Oliveira, das Comunicações, a novela do DDD, que ameaçava arrastar-se por longo tempo, acabou logo. E, o que é melhor, acabou muito bem.

Todos estamos imensamente gratos ao Ministro Quandt pela forma fulminante como resolveu a questão a nosso favor. A verdade é que ele cumpriu integralmente a sua promessa de uma “pronta solução” para o problema, feita ao grupo de patenses que foi ao seu encontro no dia 13 de março, em Brasília, durante a amável recepção em seu Gabinete. Efetivamente, no dia 23 o problema estava resolvido, com a entrega do DDD ao público, sem esperar por qualquer solenidade inaugural.

Todos estamos também imensamente gratos à Telecomunicações Minas Gerais, a grande responsável pelo magnífico melhoramento que acabamos de receber, que traz conforto e, ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento.

Em breve todos teremos oportunidade de expressar, de forma viva a calorosa, a nossa gratidão ao Ministro Quandt e à Telemig, quando da inauguração do DDD e da estação trânsito da Telemig em abril. O dia ainda é incerto, mas já é certa a presença do Ministro das Comunicações, que aceitou prazerosamente o convite de nosso povo, feito por seu intermédio.

Daqui de minha coluna quero agradecer os numerosos cumprimentos recebidos. E, ao mesmo tempo, cumprimentar a Câmara dos Vereadores, o prefeito Dácio Pereira da Fonseca, a Associação Comercial e todas as várias entidades englobadas pelo Conselho Patense de Defesa da Comunidade, pelo esforço visando a pronta ligação do nosso DDD. Merece elogios também a valiosa contribuição dada pela Folha Diocesana, Correio de Patos, Jornal dos Municípios, Rádio Clube de Patos e Rádio Princesa de Lagoa Formosa.

Quanto a mim, só posso dizer que me sinto feliz por ter contribuído para apressar a ligação do DDD.

* Fonte: Jornal Folha Diocesana, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Sippulse.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe