NINHADA OU CASTRAÇÃO?

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Diferente dos humanos, mesmo a mais carinhosa das cadelas não tem necessidade de procriar a vida inteira. Os benefícios da maternidade para cadelas são diferentes dos benefícios para as pessoas.

Vínculos sociais intensos desenvolvem-se entre a mãe e seus filhotes, vínculos que ajudam os filhos a sobreviver. Ela os alimenta, os conforta e lutará até a morte para protegê-los − até determinado momento. Esse momento chega quando eles ainda são muito novos. Começa quando seus dentes pontiagudos a mordem quando eles mamam. Isso machuca a mãe e a mãe disciplina o mordedor ou se afasta. Esse é o primeiro estágio de um processo de separação natural que rompe os laços maternais e é, na verdade, a razão de os dentes dos filhotes serem tão afiados.

Durante as semanas seguintes, à medida que os filhotes crescem e que o nível de hormônio produtor de leite da mãe diminui, o papel do filhote muda de dependente para competidor. A ninhada torna-se uma matilha e, apesar de a mãe conservar autoridade, chegará o dia em que um filhote crescido a desafiará para tomar seu lugar na hierarquia. Nessa época, absolutamente todos os sentimentos maternos terão desaparecido, sendo substituídos por sentimentos competitivos.

A castração pode interferir na mansidão de uma cadela, mas apenas quando uma fêmea já tem tendência de ser dominante e agressiva. Cães mansos e dóceis continuam assim depois de castrados, mas fêmeas dominadoras podem tornar-se mais agressivas se forem castradas e não experimentarem mais o efeito “amansador” das ondas do hormônio feminino duas vezes por ano.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Pxhere.com.

Compartilhe