LAUDELINO GOMES DE ALMEIDA: ÁUREOS TEMPOS DOS “DOUTORES GERAIS”

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Houve um tempo em que a Medicina não tinha “especialidades”. O Médico tinha que entender de tudo. Lá pelos idos do início do século 20, alguns deles honraram seus conhecimentos em prol da saúde dos patenses. Eles lidavam com tudo, desde bicho de pé até inflamação na pleura, desde pedra nos rins até problemas nos olhos. Eles eram os Doutores Gerais. E naquele tempo, nenhum deles contava com laboratórios de análises clínicas e de imagens. Era na base intrinsicamente dos sintomas, isto é, sem exames, o que valia era o que aprendeu na Faculdade. E os jornais da época eram vezeiros e useiros em noticiar os prodígios que os Doutores Gerais praticavam aos seus pacientes.

O goiano Laudelino Gomes de Almeida¹ foi um deles. Chegou a Patos sem ainda o “de Minas” em 1907, vindo de Paracatu.  Aqui casou-se com Zamita Magalhães, filha do Cel. Arthur Thomaz de Magalhães, proprietário do Cine Magalhães (foto). Seu consultório foi montado na Farmácia de Agenor Dias Maciel, e dava consultas grátis aos pobres de 8 às 9 da manhã. Morou inicialmente nesse endereço, e depois de casado mudou-se para o antigo Largo do Rosário próximo onde se localiza hoje a Rádio Clube. Em 1916 mudou-se com a família para Franca, no Estado de São Paulo, deixando a população carente de Patos bastante sentida. Seus últimos anos passou-os em Belo Horizonte na Policlínica instalada em 1926. Durante sua permanência em Patos, exerceu ainda a profissão de jornalista, sendo redator do primeiro jornal impresso na cidade, O Trabalho. Aqui, dois de seus procedimentos:

Operações dos olhos − O nosso dedicado e talentoso companheiro de redacção, Dr. Laudelino Gomes, vae grangeando a golpes de talento e dos seus grandes conhecimentos medicos e cirurgicos, nomeada respeitabilissima entre nós, como um distincto profissional, fazendo-se estimado pelos innumeros serviços prestados em que vae se impondo pelos resultados maravilhosos nas suas curas. No dia 13 deste praticou na pessôa do Sr. Henrique Braz a delicada operação de olhos reclamada por dous vastos pyterigios, coroada do melhor exito. Damos os parabens ao nosso presado amigo Dr. Laudelino.

Um caso de ulcera do estomago − O Dr. Laudelino restabeleceu ha dias um doente accommettido de uma ulcera redonda do estomago, o que veio ainda mais augmentar o seu longo numero de victorias no campo de sua nobre profissão de medico.

Agradecimento − Soffrendo de longa data, pertinaz enfermidade do estomago, que, rebelde a todos os medicamentos, ia, dia a dia, me exhaurindo as forças, fui aconselhado recorrer-me ao Exm.º Sr. Dr. Laudelino Gomes de Almeida, illustre e conceituado clinico aqui rezidente que fez o diagnostico de ulcera cancerosa do estomago, e em tão bôa hora o fiz, que hoje, graças a Deus e ás acertadas prescripções do mesmo Dr., considero-me inteiramente curado, o que se effectuou no limitado prazo de vinte dias. Em extremo contente com o resultado obtido, venho, na singeleza destas linhas, mas com toda a sinceridade do coração e sem querer offender a sua conhecida modestia, manifestar ao Exm.º Dr. Laudelino o mais vivo reconhecimento e immorredoura gratidão pelo alivio que vem de trazer-me, curando-me. Meu agradecimento e’ extensivo a todas as pessôas que, durante a minha permanencia nesta cidade, honraram-me com suas attenciosas visitas. Patos, 1 de janeiro de 1908. Cassiano Antonio de Sousa.

* 1: Leia “Anunciada a Chegada do Dr. Laudelino Gomes de Almeida”, “Dr. Laudelino Gomes de Almeida − 1907”, “Loas ao Dr. Laudelino Gomes de Almeida”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Edição de 20 de janeiro de 1908 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Arquivo de Newton Ferreira da Silva Maciel, publicada em 02/05/2016 com o título “Arthur Thomas de Magalhães & Família”.

Compartilhe