DIETA, A − 5/5

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

– Adamastor, ouvi tudo o que me disse. Você está certo, tudo bem, vou contigo ao tal Nutricionista. Mas de maneira nenhuma vamos voltar com aquela gordurada aqui para dentro de casa.

– É claro que não, vamos ouvir o entendido, pois ele vai nos indicar a dieta ideal para nós. E digo que a consulta já está marcada para hoje às 5 da tarde. Como essa sua decisão animou meu esqueleto, vou aproveitar o tempo e visitar uns médicos por aqui mesmo. Até mais no almoço.

– Enquanto a esposa preparava os enfraquecidos filhos para mais uma manhã de escola, Adamastor saiu de casa com um largo sorriso estampado no rosto. Ele era só felicidade, pois finalmente conseguira convencer a mulher de que ficar só comendo mato ia levá-los para debaixo da terra. No trajeto de ida e volta, seu pensamento estava voltado para as costelas de boi, huummm!, aquelas costelas de boi. A cada freada ele sentia o sabor de uma cervejinha descendo suavemente na garganta. E o Pacu? sim, ia voltar a comer Pacu. E aquela pinguinha? E os cigarrinhos de palha? E aqueles deliciosos tira-gostos que só ele sabia preparar?

E no almoço ele comeu com tanto prazer os chuchus da vida que até a Geruza estranhou.

– Que foi, Geruza?

– Tô te estranhando.

– Uai, por quê?

– Nunca vi você comer chuchu com tanto gosto. Olha só a cara dos seus filhos, até eles estão achando estranho.

– Que é isso, gente, como não poderia gostar de um chuchu tão bem preparado como esse, não é Jerônimo e Catarina?

– Papai, o senhor detesta chuchu − lascou a Catarina.

– Nem tanto, filhinha, nem tanto. Correu tudo bem com vocês dois na escola? Geruza, me passa esse delicioso jiló.

– Papai, o senhor detesta jiló − emendou o Jerônimo.

Vai daqui, vai dali, ponderações daqui, ponderações dali, foi-se o almoço, corria a tarde sem muitas sequelas nutricionais e pouco antes da cinco o casal partiu para a, enfim, consulta ao Nutricionista. Logo de cara, após Geruza ter feito uma explanação sobre a dieta da família, o profissional começou a falar, e as palavras penetraram docemente nos ouvidos do Adamastor.

– Dietas que excluem totalmente leite, ovos e todos os tipos de carnes não são absolutamente recomendáveis, porque elas não fornecem todos os nutrientes que são necessários para o bom desempenho do organismo.

– Para mim não existe nada melhor do que dieta vegetariana.

– Dona Geruza, é certíssimo que verduras, legumes e frutas fazem bem à saúde, mas é sempre bom lembrar que a carne oferece quase todas as proteínas que o organismo necessita. Por isso, o mais recomendado é não cortá-la do cardápio.

– É a glória, estou no paraíso!

– Adamastor, quer parar de brincadeiras! Mas carne vermelha não faz mal?

– Faz mal se consumidas em excesso, principalmente se forem gordas, incluindo as industrializadas, como salsichas e todo tipo de embutidos. Acontece que as carnes vermelhas contêm grande quantidade de gorduras saturadas, portanto devem ser consumidas no máximo duas vezes por semana. Recomendo se alimentarem com mais frequência de outras fontes de proteínas animais, como por exemplo, peixes e aves sem pele. Além de fornecerem proteínas, ferro e vitaminas, têm pouca gordura, o que reduz o risco de contribuírem para aumentar o colesterol.

– Só de pensar que você jogou fora aquele surubim me dá dor de cabeça, Geruza.

– Fica quieto aí, Adamastor.

– Fico quieto nada. Qual a dieta indicada para nós?

– Bem, vocês não podem jamais esquecer de que os alimentos que vocês ingerem têm influência sobre sua saúde. Assim, tomar as decisões certas quanto a seus hábitos alimentares e sobre o que e quanto comer é de extrema importância.

Durante uns quarenta minutos, o Nutricionista discorreu sobre carboidratos, gorduras, colesterol, proteínas, vitaminas, minerais, fibras, petiscos e aperitivos, suplementos e aditivos alimentares, e tudo relacionado com uma alimentação saudável e ideal. Não era muito bem o que Adamastor queria ouvir, mas deu para perceber que se ele continuasse a comer como antes da dieta da Geruza ele iria vestir o paletó de madeira antes do previsto. E o profissional continuou a orientar.

– A chave para uma dieta saudável é uma alimentação variada e bem balanceada. Ela deve fornecer a combinação certa de carboidratos, gorduras e proteínas e a quantidade recomendada de todas as vitaminas e sair minerais de que o organismo necessita.

– Estou entendendo, mas agora eu quero saber quantas vezes a gente deve comer durante o dia, pois lá em casa é difícil ver alguém ficar quinze minutos sem mastigar alguma coisa.

– Peraí, Geruza, eu tô fora dessa, afinal de contas eu passo a semana viajando, e esse negócio de que a cada quinze minutos tem alguém mastigando alguma coisa é com você e os meninos. Isso eu conheço pelo nome de fome, pois onde já se viu mato sustentar carnívoro por natureza e…

– É, sonso, enquanto a gente fazia esforço aqui em casa duvido que você não se esbaldava nos restaurantes…

– Calma, gente, vocês já assimilaram a importância de cada grupo de alimentos e já sabem que cada um tem a sua importância. Quanto à quantidade de refeições, é recomendável fazer três ao dia e não apenas uma refeição reforçada, beliscando nos intervalos. Não pensem em suprimir o café da manhã, pois seu organismo e metabolismo trabalham melhor com um fornecimento regular de alimentos. As pessoas que fazem no máximo três refeições regulares ao dia têm menos tendência a engordar.

– O senhor disse que vai prescrever uma dieta ideal pra gente. Agora eu quero saber mais sobre as cervejinhas, pingas e tira-gostos.

– Adamastor, é bom evitar petiscos e aperitivos ricos em calorias, escolhendo sempre opções nutritivas. Isto manterá você saudável e em forma.

– Ahá!, viu só bocoió − não perdoou a Gereza.

– Mas assim não dá, estou há mais de seis meses sem botar uma gota de álcool na boca, não vejo a hora de tomar uma cerveja e saborear umas pinguinhas.

– Quanto maior e mais freqüente a quantidade de álcool ingerida, maior o risco de danos aos órgãos internos e de dependência − retrucou o profissional.

– Mas peraí, eu não sou alcoólatra, eu só bebia nos finais de semana. E os tira-gostos também.

– Beber com moderação não prejudica a saúde, apesar de que é preferível evitar. Os riscos do álcool são proporcionais à quantidade consumida. O consumo regular de quantidades consideráveis pode prejudicar o fígado, o coração e o cérebro. A ingestão em grandes quantidades durante muitos anos provoca danos permanentes a esses órgãos. Por isso, controle a quantidade de álcool que você toma por semana. No seu caso, evite ultrapassar 21 doses por semana.

– Aaaahhhhhh! Vinte e uma doses por semana? O Adamastor no sábado e domingo deve tomar um litro de cachaça e umas 15 latonas de cerveja.

– Deixa de ser exagerada, Geruza.

– Lembre-se sempre Adamastor, que o excesso prejudica a sua saúde. Você só bebe nos finais de semana?

– Só sábado e domingo.

– Ah!, é, bocó, e no meio da semana quando tem futebol na TV?

– Ora Geruza, eu tomo uma ou duas cervejas e uma ou duas pinguinhas.

– KKKKKKKK…

– É isso mesmo, e além do mais eu nunca dei motivo a você para reclamar. Posso beber à vontade, pois nunca fiquei bêbado e nem chato. Por um acaso, sim Geruza, por um acaso já fui importuno com vocês por causa das minhas cervejas e das minhas pingas? Diga, mulher, alguma vez já fiquei agressivo e maltratei vocês? Confessa, Geruza, sempre sou o mesmo pai e marido atencioso com ou sem meus drinques.

– Adamastor, você pode beber suas cervejinhas e pinguinhas nos finais de semana tendo sempre a consciência de que não deve exagerar. Os riscos para a saúde dependem da quantidade ingerida, não do efeito da bebida sobre o comportamento. O organismo das pessoas que bebem regularmente acostuma-se ao álcool, de modo que ele demora mais para produzir os mesmos efeitos. Um bebedor contumaz pode beber bastante sem aparentar estar bêbado. As pessoas que se dizem fortes para a bebida correm, portanto, maior risco do aquelas que só conseguem tomar um ou dois copos antes de ficarem alteradas.

– Viu de novo, bocó?

– Vamos resumir o trem todo. Se eu ficar de segunda a sexta sem beber nada e só comendo de acordo com a dieta que o senhor vai nos passar eu posso nos sábados e domingos tomar minhas cervejinhas e comer meus tira-gostos?

– Perfeitamente, Adamastor, desde que você não exagere, ficando dentro dos limites recomendados.

– Viu, sua bocó!

Adamastor e Geruza saíram do consultório avaliando, para cada um, os prós e os contras a respeito da dieta prescrita pelo Nutricionista e todas as recomendações para que eles e os meninos tivessem uma vida saudável. Chegaram à conclusão de que novos tempos de muita saúde e muitos anos de vida juntinhos os aguardavam. Bem, se o trem deu certo, ainda não se sabe!

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Pngitem.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe