INSPEÇÃO NA ESCOLA DO PROFESSOR MODESTO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Aos 16 dias do mez de Novembro de 1907, nesta cidade de Patos, municipio do mesmo nome, Estado de Minas Geraes, presentes na sala escolar em que funcciona a 1.ª cadeira do sexo masculino, o inspector Cap. Aurelio Theodoro de Mendonça, o examinador Dr. Laudelino Gomes de Almeida e o respectivo professor Modesto de Mello Ribeiro ás 10 horas da manhã, a portas abertas, o referido inspector assumiu a presidencia da mesa examinadora. Achavam-se presentes 45 alumnos que, examinados, deu o resultado seguinte: − Exames de sufficiencia: 1.º anno − approvados com distincção 4; plenamente 6; simplesmente 6.

2.º anno − approvados com distincção 4; plenamente 3; simplesmente 4. 3.º anno − approvados plenamente 2.

No 4.º e ultimo anno foram approvados com distincção os Alumnos Cicero de Mello Ribeiro, Arlindo Borges e Benjamim Corrêa da Costa. A estes serão conferidos diplomas de approvação, de accordo com o reg. vigente.

Findos os exames foi lavrada a acta e assinada pelo presidente, examinador e professor da cadeira.

− º −

Cabe-me na qualidade de examinador que fui dos alumnos apresentados pelo professor Modesto de Mello Ribeiro, expontaneamente animado pelo mais vivo e interessado jubilo, fazer-lhes os maiores elogios como eximio professor escolar, cujo resultado brilhante tanto me alegrou. Sendo a base da instrucção aquella primeira que se recebe no recesso de uma harmonia entre o professor primario e as creanças e tendo o professor Modesto apresentado os seus discipulos ensinados de accôrdo com o bem elaborado programma provindo do Governo Estadoal. admirou-me sobremodo vêl-os; argui-os com o cuidado de examinador que bem deseja ver fortalecidos desde a infancia, esses futuros grandes de amanhã, na lucta pela vida, engrandecendo e tornando invejavel a situação do nosso Paiz, que se recommende antes pelos seus elementos intellectuaes do que pelas bocas dos seus canhões, á admiração e ao respeito dos outros paizes.

Não nos move interesse de parcialidade qualquer e para isso pediriamos gente mandada especialmente pelo governo para se […] do assumpto, desde que esta zona não tem merecido a visita do empregado idoneo como seja o inspector technico.

Queira o professor Modesto acceitar as minhas calorosas manifestações de sympathia pelo interesse tomado em beneficio da infancia sob s sua proficiencia de educador eximio.

Patos, 16 de Novembro de 1907.

Dr. Laudelino Gomes de Almeida − Medico.

− º −

Sou inteiramente solidario com o modo de ver do Dr. Laudelino Gomes de Almeida.

Patos, 16 de Novembro de 1907.

Aurelio Theodoro de Mendonça.

− º −

A falta de espaço nos obrigou a publicar a acta acima em resumo.

N. da R.

− º −

* Fonte: Texto publicado com o título “Acta de exames − resumo” na edição de 30 de novembro de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Início do primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe