SOBRE A ESCOLA DO PROFESSOR VALERIANO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Vila de Patos, 12 de setembro de 1884.

Sr. Redator:

Não posso deixar de comunicar-lhe, que, no dia primeiro do corrente mês, foi aberta nesta vila a escola noturna, regida pelo atual professor de instrução primária sr. Valeriano Rodrigues Souto¹, que torna-se incansável no cumprimento de seus deveres, − com este procedimento deu mais uma prova de seu patriotismo e desejo da propaganda da instrução, não só ao menor, como ao adulto, ao de condição livre, como ao escravo.

Fatos desta ordem, trazem a prosperidade local, deviam ser tomadas na devida consideração pelos nossos governos, e, deveriam ser imitados pelos demais professores da província.

Atarefado como é o dito professor com os trabalhos de sua escola diurna que é freqüentada por grande número de alunos, tanto que lhe foi dado um adjunto, recaindo esta nomeação na pessoa do honrado sr. Antônio Augusto da Silva Tormim, que desempenha satisfatoriamente as funções deste cargo, vai esta escola marchando regularmente, apresentando os alunos, muito adiantamento.

A escola noturna, de que acima falei, em cinco lições de seu exercício, tem uma matrícula de trinta alunos, cujo número tende ser elevado consideravelmente.

A Ilma. Câmara, não poupa meios para o engrandecimento do município, e fornece o quantitativo necessário, para a iluminação da referida escola, e com isto pratica um importante serviço, facilitando aos seus munícipes a fonte onde vão beber a instrução.

Parabéns, pois, a seus ilustres membros, os quais devem estar convencidos, de que serão louvados geralmente por este passo que traz tantos benefícios a este país.

Por aqui, e em outra ocasião serei mais prolixo.

Com a publicação destas linhas, muito obrigará ao seu constante leitor:

Felisbino José da Fonseca².

* 1: Leia “Valeriano Rodrigues Souto” e “Aula Particular do Professor Valeriano − 1907”.

* 2: Na época era Vereador, e foi participante das primeiras Câmaras Municipais.

* Fonte: Texto publicado na edição de 10 de outubro de 1884 do jornal A Província de Minas incluído no livro Domínios de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca, com a ortografia atualizada.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre desenho de azcolorir.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe