DUAS ESCOLAS DO PROFESSOR MODESTO, AS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A edição de 27 de janeiro de 1907 do jornal O Trabalho noticiou a inauguração da escola do Professor Modesto de Mello Ribeiro¹. Não há registro histórico sobre a localização do cito estabelecimento de ensino na então pequena Patos sem ainda o “de Minas”. Oito meses após, em 21 de setembro, Pedro Modesto da Silva, Vice-Presidente da Câmara em exercício de Agente Executivo Municipal no lugar de Olegário Dias Maciel², sancionou a Lei n.º 98 que assim determina em seu Artigo 1.º:

Fica o Agente Executivo Municipal auctorisado a vender a casa onde funcciona a escola regida pelo Professor Modesto de Mello Ribeiro e applicar o producto em um novo predio que sirva para um grupo escolar.

Dois meses após a promulgação da cita Lei, o mesmo jornal O Trabalho, em sua edição de 30 de novembro, publicou o texto “Exames Escolares” onde comenta nos dois primeiros parágrafos:

Realisaram-se no dia 16 deste os exames procedidos na escola do Professor Modesto de Mello Ribeiro, tendo sido muito felicitado o Professor pelo adiantamento mostrado pelos alumnos, ensinados de accordo com o programma de ensino confeccionado pelo governo, e nos dias 19 e 20 nas escolas regidas pelo Professor Felippe Rodrigues Corrêa e pela Professora Exma.ª Sr.ª D. Izabel Alves Moreira Sobrinho.

Foi examinador o exm.º Sr. D. Laudelino Gomes de Almeida que muito se esforça para ver em realidade completa o pensamento do Governo Estadual, curando seriamente da instrucção primaria³.

A Lei n.º 98 foi clara em determinar que a casa onde o Professor Modesto administrava suas aulas ia ser vendida pelo Agente do Executivo Municipal, logo, não era de propriedade do educador. E que o dinheiro da venda ia ser aplicado num imóvel que servisse para um grupo escolar. Não se sabe se a escola onde foram aplicados os exames ainda era na casa antes de ser vendida. Sabe-se que quatro anos depois, em 30 de julho de 1911, o jornal O Comércio nos dá conta de que o Inspetor Técnico da 30.ª Circunscrição, Sr. Antonio Loureiro Gomes, inspecionou a escola do Professor Modesto4. Seria a mesma? Não se sabe. Sabe-se que o Grupo Escolar de Patos só foi instalado em 1917 num terreno com pequenas casas no Largo da Matriz, hoje Praça Dom Eduardo. Era um verdadeiro condomínio de propriedade dos moradores da Mata dos Fernandes, usado exclusivamente para quando vinham, com toda a família, em seus carros de boi para as festas religiosas5.

* 1: Leia “Inaugurada a Escola do Professor Modesto de Mello Ribeiro”.

* 2: Naquele tempo, o vereador mais votado era automaticamente empossado como Agente do Executivo, o mesmo que Prefeito. Leia “15.ª Câmara Municipal – 04/01/1907 a 04/01/1908”.

* 3: Leia “Dr. Laudelino Gomes de Almeida, em 1907, Pede ao Governo Um Grupo Escolar”.

* 4: Leia “Professor Modesto Defende a Sua Escola”.

* 5: Leia “Grupo Escolar de Patos”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Do livro Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

Compartilhe