EXAMES DE FINAL DE ANO NA ESCOLA PARTICULAR DA PROFESSORA MARIA CAROLINA DE ANDRADE SOARES EM 1906

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O TRABALHO (1906)

Encerraram-se no dia 15 do corrente mez as aulas da Escola particular dirigida pela illustre educacionista Exm.ª Sra. D. Maria Carolina de Andrade Soares.

Distinguidos com o convite que nos dirigiu a dig. Directora d’aquelle estabelecimento de ensino, alli chegamos, á hora designada, para assistirmos á solemnidade do encerramento das aulas e aos exames das alumnas e alumnos.

Foi-nos mui grata a impressão que tivemos ao penetrarmos na sala destinada aquelle acto que ostentava singular belleza pelo arranjo e pela ordem em que eram dispostas lindas e variadas flores artificiaes de cujo conjuncto sobressahiam delicados e finos trabalhos de bordura, de recamo e de agulha onde a arte e a pericia se caracterisavam pela estética, bom gosto e elegancia.

Os trabalhos ornamentavam aquelle recinto foram feitos pelas alumnas.

Divididas em classes na ordem que deviam ser examinadas, as alumnas trajadas com gosto e elegancia emprestavam ao ambiente florido um quer que seja de tocante e de enthusiasmo.

E a justa alegria que manifestavam, pela recompensa de seu estudo e de seus trabalhos, tocara ao auge pelo merecimento que as fez distinctas.

Dado começo aos exames presididos pelo Sr. Inspector Escolar Municipal Capm. Aurelio Theodoro de Mendonça, tendo como examinadores os Srs. Drs. Sabino de Almeida Lustosa, Marcolino Ferreira de Barros, Antonio Nogueira de Almeida Coelho e Agenor Dias Maciel, tivemos occasião de notar o grande aproveitamento dos alumnos que respondiam com correcção e firmeza as perguntas que lhes faziam e, em tudo, deixando revelar-se, o dom de ensinar e o segredo do methodo empregado por aquella ilustre preceptora.

Logo após a terminação dos exames, foi servido a todos os presentes uma mesa de doces artisticamente ornamentada, notando-se não só suas qualidades varias, como o primor de sua confecção e o delicado gosto que tinham.

A nobre missão que tomou em si a illustre diretora é digna de muitos applausos por parte daquelles que alli mandam seus filhos para receberam a instrucção e os beneficios da educação baseada nos solidos principios da moral christã.

Daqui dirigimos a distincta Senhora os nossos cumprimentos pelos relevantes serviços prestados á educação da mocidade.

Exames

Compareceram 24 alumnos dos 27 matriculados, tendo sido approvados com distinção em Portuguez, Arithmetica, Geographia, Historia do Brasil e Cathecismo o alumno Carlos de Andrade Soares, nas mesmas materias e trabalhos de agulha, bordados, flores, lã e crochet, as alumnas Zorayda de Mendonça e Alcidia de Andrade Soares; app. plenamente em Portuguez, 1.º anno, Historia do Brasil, 1.º anno, cathecismo, contabilidades e trabalhos de agulhas, flores, bordados e lã, Affonsina Maciel, Marieta Maciel, Floriscena Borges, Dolôr Borges e Alpheu Borges de Andrade; approvados plenamente em portuguez, 1.º anno, contabilidades e trabalhos de agulha, bordados e lã, Albertina de Andrade Soares, Alvarina Teixeira da Silva, Carlinda Borges, Stella de Mendonça, Maria Maciel e Pelina Maciel;com a nota de bom aproveitamento em leitura, contas e trabalhos de agulha, flores, bordados e lã, Maria Joaquina de Jesus, Albertina Joaquim de Jesus, Maria Magdalena Tiburcio, Olga de Barros, Maria Augusta da Silva, Sesostris Dias Maciel Junior, Erasmo Dias Maciel; com a nota de aplicado − Vicente Borges de Andrade e Carlinda de Andrade Soares.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Instrucção” na edição de 23 de dezembro de 1906 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

Compartilhe