ADORO CAIXA DE PAPELÃO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

É um fato amplamente conhecido que os gatos adoram caixas. Para eles, nenhum brinquedo no mundo, por mais caro ou sofisticado que seja, se compara a uma simples caixa. É um fenômeno que intriga a maior parte das famílias, especialmente quando acabaram de comprar uma ótima cama nova ou um apelativo brinquedo e os gatos parecem preferir as embalagens dos produtos. Existem inúmeras razões para gostarem de caixas, mas a principal é o fato de serem espaços confinados e delimitados. Eles são predadores de emboscadas e ao depararem-se com áreas confinadas onde podem se esconder, perseguir presas e sentir-se seguros e aquecidos, é um comportamento instintivo lá se esconderem. Caixas de papelão confortáveis enquadram-se na perfeição.

Sentem-se confortáveis e seguros em espaços confinados, sendo por essa razão que adoram passar tempo dentro de caixas de papelão. Utilizam-nas como locais para se esconderem, onde os predadores podem entrar sorrateiramente, de lado ou por detrás. Se um gato estiver dentro de uma caixa, qualquer “intruso”, como presas, humanos ou outros animais, têm de fazê-lo no seu campo de visão, o que significa que nada os pode surpreender. Gostam de caixas porque ajudam a reduzir o stress e porque oferecem uma área segura, de onde podem observar sem serem vistos. Isto é ideal para eles, porque a sua reação a situações de stress é fugirem e esconderem-se. Não possuem estratégias interiorizadas para resolução de conflitos, portanto preferem fugir dos seus problemas.

Um estudo recente conduzido pela Universidade de Utrecht descobriu outro motivo para os gatos gostarem de caixas. O estudo foi realizado com um grupo que recebeu caixas e outro grupo não. A investigação concluiu que os gatos que tinham caixas ao seu dispor recuperaram mais rapidamente e adaptaram-se ao seu ambiente num tempo mais reduzido. Tal estudo demonstra que as caixas são extraordinariamente benéficas para que os gatos lidem com a mudança.

Outra razão para eles gostarem muito de caixas é elas serem ótimas para o aquecimento. Não só o papelão é um grande isolante, como as caixas providenciam um espaço pequeno que os encoraja a aninharem-se e a relaxar, oferecendo um local confortável e quente. A temperatura ideal para se sentirem confortáveis é de cerca de 37º C, portanto o calor é muito importante para o felino.

São seres curiosos, por isso não se deveria surpreender se sempre que comprar algo novo eles se apressem a investigar do que se trata. Não só o novo artigo tem um cheiro diferente, como ele vai querer descobrir a sua utilidade. Se comprar um artigo que venha numa caixa, não se admire se o gato andar à volta a tentar ver de que se trata.

Mais uma razão para os gatos gostarem de caixas é elas serem um ótimo espaço para dormir. Eles passam mais de 18 horas diárias dormindo, por isso, encontrar um local certo é fundamental. Onde poderá ver apenas uma simples caixa de cartão, ele verá uma caverna segura e luxuosa que promete calor e proteção.

Outra razão para os gatos gostarem de caixas é a textura. A caixa de papelão oferece uma textura perfeita para ele morder e arranhar, além de serem um grande divertimento. Algumas famílias referem que os seus gatos adoram as caixas apenas para morderem e mastigarem e em breve reduzi-las em pedaços.

Os gatos selvagens partilham muitas das características dos gatos domésticos. Quando gatos de reservas selvagens e jardins zoológicos foram presenteados com caixas de papelão, divertiram-se tanto quanto um gato doméstico. Foram vistos a saltar para dentro e para fora delas ou a sentar-se nelas com grande prazer. Há tantas razões para os gatos pensarem quão irresistíveis são as caixas, mas a principal é serem espaços confinados.

* Fonte: Purina.pt.

* Foto: Revistagalileu.globo.com.

Compartilhe