INAUGURADA A 1.º AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

2Inaugurou-se solenemente domingo passado, nesta cidade, a Agência da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais.

A importância do acontecimento é de tal modo digna de nota, que não será bastante ressaltá-la nestas linhas, mas necessario se torna repeti-lo muitas vezes e bem alto, pela significação que o mesmo terá para o municipio e para a sua economia.

Ao lado dos demais estabelecimentos bancários da cidade, por certo a Caixa Econômica Federal haverá de ter lugar de destaque, tão logo a população deste rico municipio se ponha em contacto com o novel estabelecimento de crédito e verifique suas tabelas de juros e as condições especiais para depósitos, eis que em seus serviços, além das normas comuns, existe ainda o de identificação datiloscopica, que permite sejam feitos depósitos por quem não saiba assinar, independendo a retirada de fundos de assinaturas a rogo ou de procurador especial.

Tão logo se desenvolva convenientemente em nosso meio, é pensamento da direção central do estabelecimento iniciar os empréstimos hipotecarios, no sentido de facilitar a construção da casa propria.

O ato inaugural teve lugar no prédio da rua Major Gote, esquina de José de Santana, séde da Agencia, e foi presidido pelo sr. Luciano de Oliveira, Inspetor da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais.

De início, especialmente convidado, o vigario da paroquia, revmo. Padre Alaor Porfírio de Azevedo, procedeu à benção do novo estabelecimento, proferindo, no ensejo, palavras sobre o alto significado do evento, afirmando que ele era daqueles que melhor e mais de perto poderia trazer resultados positivos para a economia de nossa gente.

Em seguida, em nome do dr. Manuel França Campos, presidente da Caixa Econômica Federal de Minas gerais, e ainda representando o deputado Juscelino Kubitschek de Oliveira, falou o dr. José Batista de Araujo, entregando o estabelecimento ao público, e reafirmando as vantagens da criação aqui da Caixa Econômica Federal e ainda demonstrando o interesse que os dirigentes superiores da entidade tiveram, principalmente pelo alto nível econômico da região.

O dr. Joseph Borges de Queiroz, que representou o dr. Geraldo Reais Alves, dd. Juiz de Direito da Comarca, falou também em nome do gerente local, Arlindo Porto, tecendo judiciosos comentarios pelo acertado empreendimento, referindo-se de modo especial à administração França Campos, e ainda sobre a preocupação de bem servir ao povo brasileiro que tem tido o ilustre presidente Eurico Dutra.

Finalizando o ato, o público numeroso que ali compareceu, representando a industria, o comercio, a lavoura, estabelecimentos bancarios locais, etc., iniciou os depósitos na Caixa, alcançando eles soma de varios milhares de cruzeiros.

A gerencia do novo estabelecimento de crédito está a cargo do sr. Arlindo Porto, elemento de destaque no municipio, o que muito concorrerá para o seu maior desenvolvimento em Patos de Minas.

Dentre os presentes, conseguimos anotar as seguintes pessoas: dr. Geraldo Tomaz de Magalhães, presidente da Câmara Municipal, dr. Adelio Dias Maciel, dr. José Gonçalves de Amorim, Julio Bruno, João Borges de Andrade, Ilidio Pereira, cap. Virgilio Queiroz, dr. José Olimpio Borges, dr. José Eunapio Borges, Abner Afonso de Castro, José Tomaz de Magalhães, coletor federal, Paulo Alvim, gerente do Banco do Brasil, os srs. gerentes dos bancos Lavoura, Comercio e Hipotecario, o sr. Nuno Maciel, o Aloisio Pinto da Cunha, o jornalista Arí Lacerda, o sr. Miguel Pinto Cunha, diretor de O Patense, o sr. João Pacheco Filho, o dr. Otoniel Pacheco, dr. João Gualberto de Amorim Junior, sr. Bolivar de Barros, sr. João Miguel de Oliveira e grande numero de senhoras e senhoritas.

* Fonte: Texto publicado com o título “Inaugurada solenemente, nesta cidade, a Agencia da Caixa Econômica de Minas Gerais” e subtítulo “Presentes ao ato elementos destacados da nossa sociedade – Benção das instalações – Discursos” na edição de 08 de outubro de 1950 do jornal O Patense, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Prédio onde foi instalada a 1.º agência da Caixa Econômica Federal (esquina da Rua Major Gote com José de Santana). Do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH), foi publicada em 29 de janeiro de 2014 com o título “Prédio da Década de 1930”.

Compartilhe