LANÇADO O LIVRO “AVES DO CAMPO EXPERIMENTAL SERTÃOZINHO”

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, LITERATURA.

A fauna nativa de Patos de Minas está retratada em um livro digital lançado durante a Semana do Meio Ambiente. O e-book foi produzido por quatro fotógrafos da natureza patenses, incluindo dois biólogos e mostra toda a beleza das aves que habitam a região de Sertãozinho.  A obra é de grande relevância para a ciência e a conservação da biodiversidade local.

O trabalho de pesquisa que resultou na produção do livro digital foi realizado no período de agosto de 2017 a maio de 2021 por Adriano Lima Silveira, Lawrence Rabelo de Almeida, Isabela de Lima Avelar Moura e José Onício Rosa da Silva. É a primeira vez que a fauna nativa de Patos de Minas é retratada em livro.

A obra traz o levantamento das aves silvestres ocorrentes no Campo Experimental Sertãozinho e corresponde à primeira publicação abordando a avifauna dos enclaves de Mata Atlântica do município. “O Sertãozinho possui remanescentes de Mata Atlântica, fato desconhecido da maioria dos patenses”, explicou o biólogo e pesquisador doutor Adriano Silveira.

Os autores utilizaram o método de busca ativa livre, sendo obtidos registros por fotografia, observação direta e audição e gravação de vocalizações. Eles registraram 146 espécies de aves, pertencentes a 44 famílias e 20 ordens. Desta diversidade, a obra traz fotografias de 115 espécies. “Registrou-se uma expressiva riqueza de aves, no entanto, espera-se a ocorrência local de mais espécies, de modo que o presente levantamento tem caráter preliminar”, informou Adriano.

A maior parte da avifauna registrada é generalista. Segundo os autores, apresentam maior relevância para a conservação o mutum-de-penacho e a arara-canindé, espécies oficialmente ameaçadas de extinção em Minas Gerais, respectivamente categorizadas como Em Perigo e Vulnerável; e também o papagaio-galego, o soldadinho, o chorozinho-de-bico-comprido e o cisqueiro-do-rio, espécies endêmicas do Cerrado.

O estudo vem contribuir com o conhecimento da fauna de Patos de Minas e com a divulgação e valorização de suas aves. O livro está disponível em https://bioticafauna.wixsite.com/aves-sertaozinho e pode ser baixado gratuitamente.

* Fonte: Texto de Maurício Rocha (14/06/2021) publicado com o título “Livro digital mostra aves do Sertãozinho e revela a riqueza da fauna nativa de Patos de Minas” em patoshoje.com.br.

* Foto: Bioticafauna.wixsite.com/aves-sertaozinho.

Compartilhe