LIVRO “DE BATOM AO SALTO ALTO” É CITADO POR HISTORIADORA

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, LITERATURA.

MARIA DE FÁTIMA SILVA PORTOA professora do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Maria de Fátima Silva Porto, foi citada pela historiadora Mary Del Piore, em duas de suas recentes obras “Histórias íntimas” e “Histórias e conversa de mulher”. As referências são alusivas à obra da autora patense “De Batom e Salto Alto: experiências de mulheres empresárias – Patos de Minas 1980-1990”. Maria de Fátima Silva Porto teve a oportunidade de encontrar-se recentemente com Mary Del Priore durante a Feira de Livro (FLI) em Araxá.

DE BATOM AO SALTO ALTO

O livro aborda a inserção de algumas mulheres empresárias de Patos de Minas no mercado de trabalho nas décadas de 1980-90. Busca recuperar a formação, a educação, os valores, a cultura e as relações de poder entre os sexos, travadas no cotidiano dessas mulheres e em alguns espaços públicos. Fez-se uso da história oral para, através das histórias de vida de 24 mulheres, perceber as discriminações, os preconceitos, as resistências, as lutas, os conflitos, as diversas e múltiplas relações entre os sujeitos no seu cotidiano, nas experiências vividas através das práticas sociais. Procurou-se, também, desmistificar os discursos e os conhecimentos dados como verdadeiros para a “desconstrução” das posições cristalizadas entre homem e mulher, denunciando a “construção da diferença”, da desigualdade entre os sexos na cultura machista da contemporaneidade social e sexualmente construída pelo discurso masculino. Esta cultura construída e, portanto, as relações de poder entre os sexos, permeia não somente a cidade de Patos de Minas, mas toda a sociedade brasileira, herdeira da cultura ocidental.

* Fonte: Texto e foto (Maria de Fátima e Mary) de Sarah Dieine, aluna do 4º período do curso de Jornalismo e Estagiária da Assessoria de Comunicação (UNIPAM).

Compartilhe