ROER UNHAS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Não há nada de errado em roer unhas, contando que o cão não as roa até sangrar. De fato, as pessoas são muito mais propensas a fazer isso. Cães de tamanhos grande e médio desgastam as unhas naturalmente e não têm necessidade de roê-las até ficarem velhos, quando as unhas crescem mais. Por outro lado, cães muito pequenos pesam tão pouco, que sem um cuidado frequente das unhas, elas crescem excessivamente e interferem no caminhar e no correr.

Um típico roedor de unha simplesmente se deita e rói as unhas, retirando as pontas afiadas. Alguns mastigadores deitam-se de costas, usando uma pata para abaixar a outra a ser cuidada. Porém, a maioria dos cães precisa de ajuda humana para esse procedimento.

Todos os filhotes devem cortar as unhas quando tiverem entre oito e doze semanas de idade. Apenas a ponta afiada das unhas deve ser cortada. Isso é mais bem feito com um cortador de unhas que tenha uma ação em guilhotina. Cortadores que esmagam entre duas lâminas, como tesouras, podem causar dor se as unhas forem duras, como o são no final da vida.

Dentro da unha há um tecido vivo, razão pela qual sangra e dói quando é acidentalmente cortado. Ele pode ser visto e evitado nas unhas branco-peroladas, mas é invisível dentro de unhas pretas. Todas as unhas que sustentam peso são usadas habitualmente, mas as unhas dos dedos rudimentares têm pouca atividade ou função, de forma que precisam de maior atenção, especialmente em raças como pequinês, onde elas frequentemente crescem para trás e podem perfurar a pele. Todas as unhas devem ser inspecionadas e cuidadas mensalmente.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Van-ness-ave-chiropractic.xyz.

Compartilhe