GOLDEN RETRIEVER

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

Um dos esforços mais casuais e melhor documentados para produzir uma raça deu origem ao Golden Retriever. O homem responsável pela raça foi Lord Tweedmouth, que viveu ao norte da fronteira da Escócia na região do Rio Tweed. Com o aumento do interesse por cães de busca em meados de 1800, era necessário um cachorro que conseguisse avançar em uma vegetação densa, enfrentar águas frias, nadar e fazer o resgate com cuidado. Lord Tweedmouth cruzou o Nous, um retriever de pelo ondulado e amarelado (descendente do pequeno Terra-nova e das primeiras raças de Labrador, usado por pescadores) com Belle, uma Tweed Water Spaniel (uma retriever de cor amarelo-escuro com pelo muito crespo). Eles geraram quatro filhotes, que prometiam ser excelentes cães para buscar aves em regiões altas.

Foram feitos outros cruzamentos cuidadosos com retrievers pretos, Tweed Spaniels, setters e até um Bloodhound. No começo consideraram a raça como sendo uma variedade em tom amarelo (dourado) dos retrievers de pelo liso, mas depois a raça foi reconhecida como Golden Retriever em 1912. Alguns desses cães chegaram à América com os filhos de Lord Tweedmouth em 1900, mas o AKC só os registrou como raças separadas em 1927. A raça foi valorizada por suas habilidades de caça, produzidas pela cuidadosa mistura de seu material genético original. Só bem mais tarde se tornou popular como animal de companhia, cão de exposição e um competidor em obediência. Após essa transição, o crescimento da raça foi meteórico, e ela continua sendo uma das mais populares da América.

É um cão de médio porte e maciço, com 55-57 cm de altura (as fêmeas com 54-56 cm), semelhante ao Labrador; cabeça robusta e afilada; nariz preto; mordedura em tesoura; olhos marrons ou avelã, de expressão inteligente; orelhas pendentes coladas à cabeça; pescoço possante; cauda de comprimento médio coberta com pelo curto e denso; pernas de boa ossatura, pelo denso e duro, sem ondulações, com subpelo resistente à agua; cor amarelada, sempre única; peso de 25 a 32 kg; ninhadas de seis a oito filhotes; A expectativa de vida é de 10 a13 anos.

Amigo de todos, o Golden Retriever é conhecido por sua natureza devotada e protetora como companheiro da família. Ele vai fazer suas buscas esportivas também em apartamento, e anseia por um dia no campo. Ignorar sua natureza ativa e sua poderosa estrutura física pode levar a problemas de comportamento. Essa raça precisa de exercícios físicos e mentais todos os dias. Ele tende a ser excessivamente exuberante e agitado, e seu entusiasmo pelas coisas o distrai facilmente durante o treino. Porém, ele é louco para agradar e adora aprender. Os feitos de que o Golden é capaz em obediência competitiva são impressionantes. Ele gosta especialmente de brincadeiras que envolvam buscas e adora trazer as coisas na boca.

Estes cães crescem muito rapidamente entre a idade de quatro e sete meses, tornando-os suscetíveis a doenças ósseas. É importante ter calma com os exercícios nos dois primeiros anos de vida. Suas articulações ainda estão em formação nesses dois primeiros anos, e exercício pesado pode danificá-las. Leve-o para nadar, passeios na grama ou outras superfícies macias e fazer caminhadas rápidas, mas não inicie qualquer prática que exija muito dele como acompanhar você enquanto anda de bicicleta, subidas íngremes ou descidas, ou atividades que exigem salto até que ele atinja a maturidade física completa aos dois anos de idade.

Goldens têm tendências de gostar de todo mundo, sua maneira de demonstrar isso se traduz em saltar como uma forma de saudação. Treinamento básico de obediência começando cedo é uma obrigação. Felizmente, Goldens são muito fáceis de treinar, e um pequeno investimento de tempo quando o cão é jovem vai valer a pena quando ele estiver maduro. O perfeito Golden Retriever é um produto de seu ambiente e criação. Se você quer um Golden bem educado, obediente e companheiro, ensine seu cão como se portar. Ele depende de sua instrução para se tornar um cão agradável.

Como a maioria dos retrievers, Goldens adoram água. Quando ele ficar molhado – e vai ser com certa frequência se ele tiver a chance – é bom um banho completo em água doce para remover o cloro, sal ou sujeiras que podem ficar de rios ou lagos na sua pele, de preferencia antes dele ficar seco. Mantenha seus ouvidos secos para evitar infecções, e use um limpador de orelha recomendado pelo seu veterinário depois que ele nadar.

Escovar os dentes pelo menos duas ou três vezes por semana para remover a formação de tártaro e as bactérias que se escondem no seu interior, para prevenir doenças da gengiva e mau hálito. Cortar as unhas uma ou duas vezes por mês. Unhas aparadas mantêm as patas em boas condições de saúde. Mas cuidado, se você cortar demais pode causar sangramento – e seu cão pode não cooperar na próxima vez. Então, se você não tem experiência em aparar as unhas do cão, peça a um veterinário ou tosador. Impor limites de maneira afetuosa e com firmeza, sem brutalidade, é a melhor forma de cria-lo. É normal os cachorros perseguirem e mordiscarem durante uma brincadeira, e aí é preciso ensinar ao filhote de Golden como agir com uma criança e ensinar a ela como brincar corretamente com o cão.

* Fontes: Todos os Cães, de Gino Pugnetti; Portaldodog.com.br; Tudosobrecachorros.com.br.

* Foto: Rover.com.

Compartilhe