CUTIA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, ROEDORES.

A Cutia (Dasyprocta aguti), também conhecida por Cotia, é um roedor (cujo nome significa “animal que come com as mãos”) distribuído por todo o Brasil. Há ainda outras seis espécies. Vive nas matas e florestas, locais com grandes árvores, zonas pantanosas e beiras de cursos d’água, mas também pode viver em plantações, bosques e jardins, lugares onde possa encontrar abrigos. É um herbívoro terrestre com hábitos diurnos na maioria das vezes, mas quando sente a presença de algum predador pode se esconder de dia e sair à noite. Passa a maior parte do tempo procurando alimento, como frutos e sementes que encontram pelo chão, e quando este é abundante tem o hábito de enterrar dentro do seu território, desenterrando nos períodos de escassez. Muitas dessas sementes acabam por gerar novas árvores. Por isso esse roedor é considerado um disseminador de árvores. Tem vida longa, chega a viver mais de 18 anos e é monógamo, ou seja, permanece toda a vida com o mesmo parceiro.

A cor é variada entre as espécies, predominando o castanho escuro. Observando com cuidado a pelagem (áspera e dura) percebe-se um efeito dourado que é bem especial. Esse efeito da cor é conhecido como zonagem. Trata-se da ação da eumelanina. A designação aguti é dada para fazer referência genérica a esse efeito.

O tamanho varia entre 49 a 64 cm e o peso entre 1,5 e 2,8 kg. A cabeça é um tanto longa com orelhas que acabam ficando relativamente pequenas. Possui quatro dentes incisivos que são longos e com um tipo curvo. A cauda é curta e desprovida de pelo, tendo cerca de 1,5 cm de cumprimento. Os membros anteriores são mais curtos em relação aos membros posteriores, contando com quatro dedos para levar os alimentos à boca, os chamados dedos funcionais. Tem grande facilidade para saltar, especialmente devido aos três dedos desenvolvidos que possuem unhas com capacidade cortante.

Em geral se comunicam através do olfato e da audição. Para se comunicar por meio do olfato, deixam odores característicos que são resultados da secreção feita pela glândula anal assim como pela urina. Os odores ainda servem como um tipo de delimitação de território. Assim os membros de um mesmo grupo podem localizar os alimentos escondidos no território comum. Quando desejam avisar os demais membros do grupo a respeito da chegada de um predador, batem a pata traseira no chão como uma espécie de alarme. A proporção de machos para fêmeas é de um macho para cada seis fêmeas, o que pode variar dependendo do tamanho do grupo. Cada gestação dura cerca de 3 meses e gera 1 a 3 filhotes, com uma ou duas gestações ao ano. Os filhotes já nascem com os olhos abertos, com pelos no corpo e com capacidade de se locomoverem, e são alimentados pela mãe que não permite nem que o pai se aproxime, até que eles possam sair com ela em busca de alimentos.

Como animal de companhia, não é aconselhável criá-la dentro de casa, pois precisa de muito espaço. Nessa condição, alimenta-se de um pouco de ração para roedores, mas a base da alimentação são verduras, frutas e legumes. Gosta muito de mandioca, milho, mamão e banana, e na hora de comer, senta com as patinhas de trás e segura o alimento com as patas dianteiras. A Cutia é excelente animal de companhia, mas precisa ser condicionada.

* Fontes: Animais.culturamix.com e digitais.net.br.

* Foto: Revistagloborural.globo.com.

Compartilhe