SAMOIEDA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

O povo samoieda, caçadores e pescadores, sempre viveu na Sibéria. Para o seu transporte nos trenós, há séculos e séculos têm se servido de um belíssimo e robusto cão branco que tomou seu nome: o Samoieda. Em 1889, o explorador Roberto Scott trouxe alguns desses exemplares para a Inglaterra onde a raça foi selecionada e difundida por todo o mundo.

É um cão forte, dinâmico, ativo, com altura entre 48 e 50 cm e pesando aproximadamente 20 a 30 kg. Tem cabeça possante em forma de cunha, com nariz preto, ou castanho e maxilares fortes; olhos escuros, oblíquos, profundos; orelhas de tamanho médio com a ponta levemente arredondada e mantidas eretas; cauda comprida, peluda, mantida enrolada sobre o dorso. As pernas são sólidas e musculosas, pés chatos e guarnecidos de pelos. Pelagem espessa, grossa, sem ondulações, e de subpelo espesso e macio, que o defende das temperaturas polares. A cor preferida é o branco puro, mas também são admitidos o branco-palha, o amarelo, o branco e amarelo, o branco e preto, o branco e marrom. No Brasil são aceitos somente os brancos puros, branco-palha, creme e inteiramente palha.

É um cão calmo, gentil, digno, obediente, fiel, afetuoso. Tendo sido habituado a trabalhar em grupo, estas suas extraordinárias qualidades são dificilmente evidenciadas, mas logo que é adotado por um único dono torna-se o melhor animal, alegre e sociável.

Cão clássico de trenó, tem condições de transportar pesadas cargas por grandes distâncias. Foi utilizado com sucesso como guardião de rebanhos e defensor das pessoas. Revelou-se ótimo também como cão de companhia; belo e gentil, continua a obter simpatias em todo o mundo. Uma característica muito particular é a sua gentileza com qualquer pessoa, especialmente com a criançada. Brincalhão e enérgico, esse é perfeito para famílias. E se você for receber visitas em casa, o samoieda cachorro vai amar ter mais gente para brincar. Mas é claro que essa sociabilidade deve ser desenvolvida com treinamentos.

Em termos de latido, latem ocasionalmente. O que é curioso nesses cachorros é que eles são muito “falantes” e expressam livremente a sua opinião. O latido muda conforme seu emocional e sobre o que estão tentando nos dizer. Às vezes, uivam, resmungam, latem em tons diferentes, misturam sons. E acredite: os samoiedas conversam e respondem aos seus questionamentos. Fora isso, as principais razões para latir costumam ser: sinal de proteção, medo, aviso, alerta, chamar atenção, tédio, saudação, alegria ou ansiedade de separação.

O filhote tem um enorme desejo de mastigar tudo o que vê pela frente. É comum que cresça com essa vontade e esse hábito perdure na vida adulta. Por isso, ensine desde pequeno com muita cortesia e afeto que isso não é legal.  Outra razão dessa reputação é porque são muito apegados à família e odeiam ficar sozinhos. Se ficarem por longos períodos sem a presença de sua família, o poder de destruição pode fazer companhia.

Embora tenha a pelagem branca, não necessita de banhos frequentes. Estes devem acontecer somente quando necessário. Em contrapartida, seu pelo necessita de manutenção semanal. Esse peludo precisa ser escovado e penteado de duas a três vezes por semana. Já na troca de pelo, é importante que esse cuidado seja diário.

Uma das características mais encantadoras do Samoieda é estar sempre sorrindo. E esse sorriso perpétuo tem uma função. Além de mostrar que a raça é bem-humorada, os cantos virados para cima da boca evitam que os cachorros babem, o que impede a formação de gelo no rosto. Tudo fruto da evolução e desenvolvimento ao longo dos séculos nas gélidas montanhas.

* Fontes: Todos os Cães, de Gino Pugnetti; love.doghero.com.br.

* Foto: Racasdecachorro.com.br.

Compartilhe