ARI DOS REIS CAIXETA: PRODUTOR RURAL DESTAQUE EM 1997

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A região de Patos de Minas é formada essencialmente por pequenas propriedades rurais e, em função disso, o grande desafio das administrações municipais é transferir para esses proprietários uma tecnologia moderna e adequada às suas condições ou disponibilidade, que lhes possibilite principalmente uma renda satisfatória e condições de vida capazes de manter distante o pensamento de abandonar a terra e mudar-se para a cidade. Isso vem sendo feito com ênfase especial a partir da criação da Secretaria Municipal de Agricultura, que através da elaboração e implantação de diversos programas de incentivo e transferência de conhecimento aos integrantes das diversas comunidades rurais de Patos de Minas vem fortalecendo a mudança de mentalidade do nosso homem do campo. Diz um velho ditado que “renovar ou morrer”, e é isso que vem direcionando o trabalho dos técnicos que atuam na área de agricultura e pecuária: a valorização do produtor rural começa pela sua conscientização de que produção depende de técnica e essa, por sua vez, pode ser convenientemente absorvida por qualquer pessoa que tenha interesse no aprendizado.

Produtor Destaque 97

Ari dos Reis Caixeta, dono de 65 hectares na Fazenda Baixadinha, em Alagoas, eleito pela Emater como Produtor Destaque 97 na categoria pequeno produtor, é um exemplo do que pode ser conseguido com os programas desenvolvidos pelo setor da administração municipal voltado para a área rural. Ele planta milho para consumo de seu rebanho leiteiro, planta mandioca para fabricação de polvilho, e suas 25 vacas em lactação produzem, cada uma, a média de 10 litros de leite/dia. Isso foi conseguido através da inseminação artificial, que lhe trouxe a melhoria do padrão genético de seu gado de leite e com ela o aumento da capacidade produtiva de cada animal. As vacas do produtor de leite Ari Caixeta produzem um bezerro a cada 13 meses (80% de aproveitamento na inseminação), mantêm-se em lactação durante praticamente os doze meses do ano, são sadias e dão pouca despesa com remédios. Isso se deve ao controle sanitário do rebanho e ao atendimento de suas necessidades nutricionais, que corresponde à outra ponta do planejamento técnico a ser adotado em qualquer plantel leiteiro.

“Hoje a agricultura e pecuária em pequena escala, como no meu caso, só pode ser tocada com sucesso se abraçada à tecnologia”, diz Ari Caixeta, que complementa: “Tenho dito para meus vizinhos que o homem do campo precisa abrir a cabeça e colocar nela a convicção de que sem técnica ninguém vai adiante, uma vez que o conhecimento técnico tornou-se indispensável em todos os setores de atividade. O pequeno produtor que não atentar para esse detalhe vai acabar sobrando”, afirma Ari.

Objetivos

O Secretário Municipal Marco Aurélio Torres declara-se satisfeito com a homenagem prestada pela Emater a Ari dos Reis Caixeta: “Ela serve para demonstrar que a política de valorização do homem do campo é correta e acertada, uma vez que o produtor rural em nosso município representa a nossa própria razão de ser. Nós constituímos um município com absoluta vocação ruralista, e seria um erro tremendo voltarmos as costas para essa população que conduziu nosso destino ao ponto de destaque em que chegamos”, diz o secretário. A recomendação expressa do Prefeito Elmiro Nascimento para que todos os esforços sejam feitos em busca de uma melhor qualidade de vida para os habitantes da zona rural está sendo atendida integralmente. “Nós temos diversos outros projetos sendo executados e acreditamos que dentro de mais algum tempo estaremos colhendo excelentes resultados desse trabalho de valorização do produtor rural. Nosso amigo Ari dos Reis Caixeta é a prova mais atual de que os ruralistas são pessoas extremamente competentes e capazes, por isso mesmo, de grandes avanços no campo da produção agrícola e pecuária. Compete a nós darmos a eles um mínimo de condição tecnológica. E é isso o que nós vamos fazer”, completou Marco Aurélio.

* Fonte: Texto publicado com o título “Patos tem um produtor rural destaque em 1997” na edição n.º 61 de 15 de dezembro de 1997 do jornal O Tablóide, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Br.depositphotos.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe