HUMBERTO CORRÊA DOS SANTOS É DESTAQUE NA ALEMANHA

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, LITERATURA.

HUMBERTO CORREAO professor de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Estado da Educação, Humberto Corrêa dos Santos teve um livro publicado, “Educação Rural no Brasil – Expansão e nucleação Patos de Minas-MG”, pela Editora Alemã Verlag, da OmniScriptum GmbH & Co. KG no Estado de Sarre, ISBN 13-978-3-639-69827-5.

O estudo abordado trata-se de uma pesquisa histórica educacional rural da nação brasileira que teve como objeto principal o processo de criação e expansão das escolas municipais rurais de Patos de Minas, delimitada no período de 1941 a 1998, quando essa expansão foi interrompida em função das políticas públicas de nucleação no Município.

Foi analisado em que circunstâncias aconteceram o processo de criação e expansão das escolas municipais rurais de Patos de Minas, no período de 1941 a 1998, e as reais contribuições dos mestres-escolas na transmissão do saber informal/formal, antes da regulamentação do ensino institucionalizado. Além do período citado, o estudo possibilita uma análise reflexiva por parte dos educadores e estudiosos sobre a história educacional campesina no Brasil, compreendida entre os últimos decênios do século XIX até os anos finais do século XX.

Humberto Corrêa conta que passado dois anos da apresentação de sua dissertação de mestrado em História da Educação pela Uniube, recebeu um e-mail da editora com a proposta para publicar a mesma em forma de livro. “Em contato com a editora para saber mais detalhes, foi esclarecido que meu trabalho foi descoberto ao realizar uma pesquisa no banco de dados da Uniube e que o título da dissertação havia chamado a atenção”, informou Humberto Corrêa. “A editora pediu para ter acesso ao trabalho e que caso gostasse, seria financiado a publicação do livro sem ônus para o autor.”

Confirmado o interesse pela publicação da dissertação pouco mais de quinze dias foi realizado os procedimentos para que o livro fosse publicado. E, finalmente no dia 16 de outubro de 2014 a obra foi publicada e já está a venda no mercado mundial pelo site “morebooks.com”, sendo o valor pago em moeda corrente da Alemanha – Euros. “Estou feliz pelo reconhecimento do trabalho”, concluiu o professor.

* Fonte: Texto publicado na edição de 15 de novembro de 2014 do jornal Folha Patense.

Compartilhe