O domingo passado, dia 3, pode-se dizer que foi o nosso primeiro “dia de aviação”.
Foi-nos proporcionado pelo Sr. Antônio Marincek, o notável e conhecido aviador, que aqui chegára sabado, conforme noticiamos¹, pilotando o avião Hélio, prefixo PP-Tay, de sua escola.
Vieram em sua companhia José Pacetto, mecânico, José Emídio de Souza, piloto, nosso conterrâneo, e Geraldo Alves.
Ao contrário do que havíamos noticiado em nossa edição de domingo¹, o avião não é o que foi doado pelo Presidente Getúlio Vargas à Escola de Aviação Marincek.
Já na tarde de sábado o Sr. Marincek realizara diversos voos sobre a cidade, conduzindo as principais autoridades locais.
Durante grande parte de domingo e pela manhã de segunda-feira o avião sobrevoou a cidade, dando-nos uma alegre demonstração do progresso dêsse meio de transporte.
A população local festejou jubilosa a oportunidade que o sr. Marincek nos ofereceu e aguarda a fundação do Aero-Clube de Patos² e da Escola de Aviação. Sabemos que os entendimentos a êste respeito estão adiantados e que já se inscreveram inúmeros candidatos, para os cursos que se iniciarão brevemente.
* 1: Leia “Visita do Piloto Antônio Marincek − 1”.
* 2: Leia “Anunciada a Fundação do Aeroclube − 1942”.
* Fonte: Texto publicado com o título “Dia da Aviação” na edição de 10 de agosto de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.
* Foto: Antônio Marinck com o filho Hélio, em g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro.