INAUGURADO O GRUPO ESCOLAR MAJOR AUGUSTO PORTO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Contando com a presença de S. Excia. o Prefeito Municipal, o Sr. Genésio Garcia Roza, Cel. Arlindo Porto, DD Presidente do Partido Social Democrático, Sr. Antonio da Silva Caixeta, Vice-Prefeito de Patos de Minas, Dr. Joseph Borges de Queiroz, líder da Maioria à Câmara Municipal, Sr. Márcio Garcia Roza, Sr. Julio Bruno, Major Ilidio Pereira da Fonseca, Dr. João Borges, representantes da imprensa e do Rádio, e damas da sociedade patense, diversos representantes do comércio do Chumbo e de Patos de Minas, deu-se a solene inauguração do Grupo Escolar Major Augusto Porto, construído pela atual administração em convênio com o Ministério da Educação.

Construído em uma área de terreno de uns 10 mil metros quadrados, muito bem colocado na séde do Chumbo¹, ao lado da Igreja, o Grupo Escolar constitui-se num orgulhoso monumento e que, certamente, muito virá contribuir para o aprimoramento cultural daquela riquissima zona de nosso municipio. Suas linhas modernas e sinuosas dão ao Distrito de Chumbo um colorido inédito, contrastando em muito com as construções já existentes.

O Grupo Escolar “Major Augusto Porto” tem capacidade para 400 alunos. Suas acomodações e instalações internas são de construção esmerada, contando com banheiros e chuveiros, água corrente em todas as dependencias. O empreendimento é de grande vulto, tendo a municipalidade gasto na construção Cr$ 400.000,00 em dinheiro, mais transporte e material, perfazendo um total perto de Cr$ 600.000,00. Vê-se, que o Grupo de Chumbo ficou lá pela casa de um milhão de cruzeiros.

Uma grande multidão assistiu ao ato […] ao chegar ao Distrito de Chumbo com uma grande caravana […] foi freneticamente saudado pelo povo que se acotovelava na praça fronteiriça a Igreja. Ouviu-se o espoucar de fogos dando as boas vindas ao ilustre prefeito e sua caravana. Às 14 horas, iniciaram-se as solenidades nas dependencias do Grupo, tendo antes, o Sr. Prefeito, cortado a fita simbólica, dando por inaugurado o Grupo. No salão de festas, foram então ouvidos os diversos oradores, tendo inicialmente, falado em nome do Prefeito, o Dr. Joseph Borges de Queiroz; que falou da grandeza do empreendimento, saudando e congratulando-se com o povo de Chumbo e do Municipio de Patos de Minas, pelo vulto da construção que acabava de ser entregue aquela céluna que compõe o nosso municipio. Congratulou-se ainda com o Sr. Prefeito e sua dinamica administração, também com o Cel. Arlindo Porto, que tudo fizera para que ali fosse construido aquele Grupo. Logo em seguida falou a Diretora do Grupo, prof. Joana Porto, que agradeceu ao Cel. Arlindo Porto e ao Sr. Prefeito Municipal. Diversas alunas se fizeram ouvir. Em seguida foram apresentados diversos números, recitativos, canticos, etc., pelos alunos do Grupo, foram muito aplaudidos.

Ao terminar as solenidades oficiais, os presentes se dirigiram à residencia do Sr. José Alves Porto, onde puderam saborear um gostosissimo churrasco e uma apetitosa leitôa, regados a cerveja e a uma especial “branquinha”. Os vivas se fizeram ouvir; ora ao Sr. Prefeito Genésio Garcia, ora ao Cel. Arlindo Porto e ao Sr. Antonio S. Caixeta. Lá pelas 18 horas a caravana patense se locomoveu rumo a Cidade, deixando para traz aquele grande empreendimento, que em muito influirá na formação de milhares de crianças daquele riquissimo Distrito do Municipio de Patos de Minas. Está de Parabens a administração atual pelo grande empreendimento. Precisamos escolas e mais escolas; que em nosso municipio caia de vez o nosso baixo nivel de alfabetização.

* 1: Leia “Chumbo – Evolução Histórica” e “Major Porto – Evolução Histórica”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Para Capelinha do Chumbo, Um Grande Grupo Escolar” e subtítulo “Festivamente inaugurado – O empreendimento – Notas diversas” na edição de 07 de julho de 1957 do Jornal dos Municípios, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Imagensemoldes.com.br, meramente ilustrativa.

Compartilhe