INAUGURADO O NOVO PRÉDIO DA ESCOLA MUNICIPAL CÔNEGO GETÚLIO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A Escola Municipal de 1.º Grau “CÔNEGO GETÚLIO”, localizada em Pilar, Município de Patos de Minas, foi regularizada pela Lei Municipal de criação n.º 1369 de 24 de abril de 1.974, sancionada pelo Prefeito Municipal, Dr. Waldemar da Rocha Filho e pelo Diretor do Departamento Administrativo Professor Ricardo Rodrigues Marques. Na época era diretor do Departamento de Educação e Cultura “que administra a escola”, o professor Dr. Dácio Pereira da Fonseca, o qual deu os primeiros passos para a instalação da 5.ª Série no referido estabelecimento.

No governo seguinte, ou seja, de Dr. Dácio, sob os imensuráveis esforços da Diretoria do Departamento de Educação e Cultura, na época, a professora Joaquina Araújo, que muito trabalhou para que a 5.ª série fosse instalada, em 20 de novembro de 1978 quando os senhores Laurindo Hilário dos Santos e “Dona” Maria Correia Machado doaram à Prefeitura Municipal de Patos um terreno de 105,50 metros por 60 metros, num total de 6.330 metros quadrados para a construção da sede própria ampliada da referida Escola Municipal, tendo em vista o atendimento da demanda da escola de 1.ª à 8.ª série do 1.º grau.

No dia 25 de fevereiro de 1.980, o professor José Paschoal Borges de Andrade, atual Diretor do Departamento de Educação e Cultura deu início à construção do novo prédio da Escola Municipal de 1.º Grau “Cônego Getúlio” para atender à 5.ª série e às séries subsequentes do 1.º grau.

Em 14 de março de 1.980 o senhor secretário de Estado da Educação de Minas Gerais, Deputado Paulino Cícero de Vasconcelos e o Governador do Estado, Francelino Pereira dos Santos assinaram o ato que autorizou a instalação da 5.ª Série, cuja portaria está sob o n.º 133/80.

Dia 17 de maio deste ano, por ocasião da Festa Nacional do Milho, foi inaugurada, solenemente a extensão de séries com a presença de altas autoridades do Município e região.

Amanhã (1.º de agôsto de 1980), às 9 horas, será inaugurado o novo prédio da Escola Municipal de 1.º grau “Cônego Getúlio” para atender a crescente demanda escolar de 1.ª à 8.ª série daquela região e adjacências.

Este novo prédio ficou para a municipalidade em quase um milhão de cruzeiros e conta com 8 salas de aula, uma para a Diretoria, uma para a secretaria; para professores, sala para práticas agrícolas, uma para educação do lar, uma biblioteca e também sala de laboratório, tendo 6 sanitários e um recreio todo coberto.

No ano letivo de 1.980 estão matriculados na referida escola 278 alunos assim distribuídos: 56 alunos na 1.ª série, 45 na 2.ª série, 55 na 3.ª, 24 na 4.ª e 98 na 5.ª série.

Patos de Minas, 17/07/80

Dados fornecidos pela Prof.ª Maria Geralda Teixeira do DEC da Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

Geraldo Augusto Borges − Assessor de Imprensa

* Fonte: Comunicado da Prefeitura Municipal de Patos de Minas publicado com o título “AMANHÔ e subtítulo “Dia 1.º de agosto será inaugurada a Escola Municipal de 1.º Grau ‘Cônego Getúlio’ pelo Exmo. Sr. Prefeito Dr. Dácio Pereira da Fonseca” na edição n.º 6 de 31 de julho de 1980 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Do livro Patos de Minas, Meu Bem Querer, de Oliveira Mello.

Compartilhe