OTITE FELINA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, DOENÇAS, GATOS.

Otite é a inflamação do canal auditivo (pina). A otite externa é somente quando o canal externo, fora da membrana timpânica está acometido; otite média é quando há envolvimento do tímpano e bula timpânica e otite interna remete a danos no aparelho auditivo; sintomas neurológicos e surdez normalmente estão envolvidos. São fatores predisponentes: ambiente úmido e lambedura que levam a maceração do tecido da orelha, estenose do canal auditivo e deformação da pina, secundários a otohematoma (acúmulo interno de sangue na orelha), limpezas agressivas ou muito frequentes das orelhas. As causas primárias incluem doenças parasitárias, alergias, doenças autoimunes, neoplasia, desqueratinização, doenças congênitas, corpo estranho, pólipos, trauma. Os pólipos nasofaringeos são formações inflamatórias não neoplásicas que surgem da orelha média ou da tuba auditiva e se estendem a faringe. Afetam principalmente jovens de 1 ano a 3 anos de idade sem predisposição racial ou de sexo. As neoplasias são raras, estando descritas entre elas linfoma, carcinoma de células escamosas e fibrossarcoma.

Os animais com otite média podem apresentar meneios cefálicos, dor a manipulação da cabeça, alterações de apetite e hábito alimentar, prostração, perda de audição e dor quando a boca é aberta; a palpação da orelha pode ser dolorosa. Gatos com membrana timpânica rompida e otite média podem apresentar uma secreção fétida no meato acústico horizontal.

Devido às diversas neuroestruturas associadas à orelha, as doenças otológicas podem estar ligadas a uma variedade de manifestações neurológicas: paralisia de nervo facial (inclinação de orelha e lábio, aumento da abertura palpebral, ausência de reflexo palpebral, sialorréia, ceratoconjuntivite seca, ausência de abertura da narina durante a inspiração e síndrome de Horner (miose, ptose palpebral, enoftalmia, protusão da terceira pálpebra) podem ocorrer ipsilateral a otite média enquanto que os sinais clínicos de otite interna são os de síndrome vestibular periférica, que incluem inclinação da cabeça para o lado da otite, ataxia, quedas, inclinação do corpo, rolamento, andar em círculos, nistagmo e estrabismo posicional.

* Fonte: Otite Média e Interna em Felinos: Relato de Caso, de Ana Elisa Machado Elia. Monografia apresentada como requisito para a conclusão do Curso de Pós Graduação em Clínica Médica de Felinos do Centro Universitário CESMAC orientada pela M.V. M.Sc. Adriana Valente de Figueiredo (2016).

* Foto: Catclub.com.br.

Compartilhe