AKITA INU

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

O filme Sempre a seu lado, com Richard Gere, foi lançado em 2009. É a refilmagem do japonês Hachiko monogatari (1987) e conta a história real de um cão da raça Akita Inu que todos os dias esperava o seu dono na estação. Depois da morte do seu dono, o cão continuou esperando-o todos os dias durante 10 anos nessa mesma estação, sempre na esperança de voltar a encontrá-lo. Foram várias pessoas que observaram o comportamento de Hachiko na estação de Tóquio em 1925 e começaram a oferecer-lhe comida e cuidados. Anos mais tarde a cidade inteira já conhecia a sua história e as autoridades ergueram em 1935 uma estátua em sua honra, estando o próprio Hachiko presente. A partir do filme, a raça se tornou conhecida e admirada mundo afora.

Originário da ilha japonesa de Honsu, na região de Akita, o Akita Inu, também denominado Akita japonês, durante séculos foi empregado em combates, razão por que a raça estava se extinguindo. Por esse motivo o Estado japonês pretendeu defender este patrimônio nacional proibindo a sua exploração em espetáculos cruentos. Utilizado também na caça aos grandes animais selvagens, é hoje quase exclusivamente um simpático animal de companhia, objeto de veneração como símbolo de boa saúde, prosperidade e boa sorte. É comum nos nascimentos de bebês ou doença de um parente os familiares receberem de presente uma pequena estátua do cão.

Imponente, sólido, bem proporcionado, de aspecto distinto. Altura entre 63 e 70 centímetros para os machos e 57 e 64 centímetros para as fêmeas. Peso compreendido entre 35 e 40 kg. Tem focinho potente e afilado, cana nasal reta e curta, dentes sólidos, olhos escuros levemente triangulares, orelhas direitas e um pouco inclinadas para frente; cauda volumosa e forte atingindo o jarrete, mas mantida enrolada. Pelo duro de comprimento médio, com fino subpelo, nas cores branco, dourado, bege e tigrado. De temperamento dócil, prudente, afetuoso e corajoso, adapta-se tanto a uma casa como a um apartamento. A lealdade ao dono é a característica mais forte e conhecida dessa raça. Embora seja muito desconfiado com estranhos, não ataca sem motivo, apenas perante provocação. É um excelente cão de guarda. Afetuoso com sua família, é inteiramente devotado e protegerá os membros da casa. Embora não seja uma raça para todas as pessoas, é um excelente companheiro, quando em boas mãos.

O Akita Inu gosta de exercícios físicos e mentais diariamente. Ele precisa de oportunidades para correr em uma área segura ou usando uma coleira em caminhadas mais longas. Com bastante exercício e treinamento, ele pode ser um cachorro doméstico tranquilo e educado. É um cão muito inteligente que requer um dono com personalidade forte. Se não veem uma atitude correta no seu dono, o cão tende a tomar as rédeas impondo as suas próprias normas. Não o seguirá se não o considerar um líder digno, por este motivo nunca deve ceder diante das suas exigências. No Japão considera-se uma honra, um privilégio e uma demonstração de nobreza educar um Akita Inu.

* Fontes: Todos os Cães, de Gino Pugnetti, Tudosobrecachorros.com.br e Peritoanimal.com.br.

* Foto: Br.pinterest.com.

Compartilhe