INAUGURADO O SACI

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Num domingo de muita festa, a Administração Municipal comandada pelo dinâmico Arlindo Porto Neto, inaugurou o Saci (Sistema de Assistência Comunitária Integrada), um projeto voltado para o setor social, com destaque para o lazer, sobretudo esportivo. Mas o “Projeto Saci”, que em Patos consumiu recursos superiores a Cz$ 20 milhões, abrigará funções de cunho assistencial, como um terminal de bóia-fria, por exemplo, destinado a fornecer a primeira alimentação diária aos trabalhadores que deixam a cidade em caminhões para o trabalho em fazendas do município e região.

A inauguração do Saci, ocorrida na manhã do dia 5 deste mês [06/1988], levou à Praça João Senhorinho do Bonfim, defronte ao Cemitério local, diversas autoridades municipais. Estiveram por lá, dentre outros, o Prefeito Arlindo Porto; a Primeira Dama, Maria Coeli; o Secretário de Estado da Agricultura, José Mendonça de Morais; o Deputado Estadual Bernardo Rubinger (PMDB-Patos); o Vice-Prefeito, Aldo Lino Silva; o Presidente da Câmara, João Ricardo de Oliveira; secretários municipais, presidentes de Associações de Moradores, vereadores e líderes comunitários, além do Presidente do PMDB local, Pedro Pereira dos Santos, e de familiares do Sr. João Senhorinho.

O “Projeto Saci” é resultado de convênio firmado em meados de 1987 entre a SEAC (Secretaria Especial de Ação Comunitária) e a Prefeitura de Patos de Minas. Na realidade a SEAC contribuiu com cerca de Cz$ 4 milhões, ao passo que a municipalidade empregou recursos da ordem de Cz$ 16,6 milhões aproximadamente, no Saci. O convênio que viabilizou a implantação do “Projeto Saci” foi um dos primeiros firmados pelo Governo Federal com as Prefeituras para a efetiva concretização do Sistema de Assistência Comunitária Integrada. O desenrolar desse processo teve o acompanhamento do deputado Bernardo Rubinger, desde o seu princípio.

Instalações – O “Projeto Saci”, que será coordenado pela Primeira Dama Maria Coeli Memória Porto em conjunto com as Associações dos Bairros diretamente beneficiados, abrigará o Núcleo II do Programa Municipal de Apoio ao Menor com o Projeto Re-criança. Ali também pode ser encontrado um posto médico-odontológico, espaço físico destinado à Lira Mariana Patense, Sala para realização de cursos variados, o terminal de bóia-fria, com refeitório, que servirá inclusive aos funcionários públicos municipais que ganham até dois salários mínimos mensais.

No setor do lazer esportivo, o “Projeto Saci” conta com uma quadra poliesportiva, duas quadras para vôlei e peteca, play-ground, uma grande arquibancada e pista para a prática de bicicross. Logo no dia da inauguração do Saci, inúmeras atividades esportivas movimentaram os maiores beneficiados pela obra – os moradores dos bairros Santa Terezinha, São Geraldo, Brasil, Vila dos Operários e Antena. Mesmo quem não tomou parte nas competições esportivas prestigiou a inauguração. Tanto assim que um enorme contingente de moradores das vizinhanças tomou quase que totalmente o espaço da grande arquibancada do “Projeto Saci”.

O Sistema de Assistência Comunitária Integrada, como o próprio nome já sugere, é importante sobretudo pelo seu grande valor social. A sua co-gestão administrativa – Primeira Dama, Chefe da Divisão de Esportes da SEMEC (Professor “Tunga”) e Associações de Bairros – tem tudo para dar certo, principalmente por reunir pessoas responsáveis e competentes na área social, esportiva e comunitária. Vale acrescentar, a título ilustrativo, a especial atenção dada ao lazer esportivo pela Administração Arlindo Porto, que já construiu várias quadras poliesportivas nos bairros de Patos de Minas.

* Fonte: Texto publicado com o título “O Lazer na Praça João Senhorinho” e subtítulo “Com a inauguração do Projeto Saci, no último dia 5, quatro bairros patenses ganharam ótima opção de lazer” na edição n.º 187 de 15 de junho de 1988 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Montagem meramente ilustrativa.

Compartilhe