INAUGURADO O CENTRO CLÍNICO VETERINÁRIO DO UNIPAM

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

CENTRO CLÍNICOO Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), entidade mantida pela Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), inaugurou na sexta-feira (20) [03/2015], com as presenças do Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Andrade e do Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, o Centro Clínico Veterinário que tem como objetivo primordial atender aos alunos do curso de Medicina Veterinária do UNIPAM.

O Centro Clínico Veterinário se encontra localizado na via de acesso a Escola Agrícola, em um terreno com área de 30.000,00m², doado pelo empresário Meirison dos Reis Castro. A área construída é de 2.500m² e é constituída de cinco blocos e diversas benfeitorias. No primeiro bloco estão as unidades de recepção, ambulatório, apoio técnico, apoio administrativo, terapêutico e diagnóstico. No segundo bloco estão o centro cirúrgico de grandes e pequenos animais, central de esterilização, UTI e laboratório de reprodução animal. Estes dois blocos encontram-se interligados por uma passarela. Atrás do segundo bloco estão localizados o galpão de grandes animais e o laboratório de histopatologia e anatomia patológica. E por último o canil/gatil. As benfeitorias estão localizadas na parte posterior do terreno e são constituídas de piquetes para internação, piquetes para reprodutores, redondel e curral de manejo.

Para suporte ao funcionamento da clínica foram construídas próximas aos blocos uma central de gases medicinais, depósito de resíduos sólidos, guarita, depósito de material de jardinagem e gerador de energia. O Centro Clínico possui um sistema de aproveitamento de águas da chuva constituído da coleta das coberturas das edificações e reservação para posterior aproveitamento. Todos os ambientes foram projetados levando-se em consideração o bem estar e o conforto dos animais, com currais antiestresse, com áreas e infraestrutura dos piquetes atendendo as necessidades das diferentes espécies que ali chegarem, canil e gatil com áreas de lazer e recreação para os animais e áreas ajardinadas para ambientação entre os blocos.

O projeto e as obras foram acompanhadas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais e estão de acordo com suas normas. Bem como, atendem as exigências da Vigilância Sanitária. Possui o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos a Serviço da Saúde com destinação temporária e final adequada para os resíduos. A área externa encontra-se toda urbanizada com tratamento paisagístico e com estacionamento para atender a demanda. O valor da obra é de aproximadamente R$ 5 milhões.

* Fonte: Material produzido pela Assessoria de Comunicação do Unipam. Jornalista Responsável: Regina Macedo.

Compartilhe