INAUGURADO O NOVO HOSPITAL SÃO LUCAS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Tamanha, sempre foi a iniciativa do empresário Dr. Antônio Vieira Caixeta que, com o crescimento acelerado de sua clientela, se viu obrigado a construir o Novo Hospital São Lucas, buscando novos médicos, e aprimorando o sistema de equipamento e hoje conta com os mais sofisticados, lá na Rua Maestro Randolfo 60, esquina de Major Gote.

O trabalho de arquitetura coube à sua prima Dra. Ivani Caixeta Pamplona, enquanto o projeto de eletricidade, foi elaborado pelo engenheiro eletricista Dr. Evandro José Caixeta, também primo de Dr. Antônio, e a administração da obra esteve a cargo de seu irmão Anésio Vieira Caixeta.

Para a fase de acabamento, compreendendo a ornamentação interna e jardinagem foi contratado o trabalho do decorador Antônio, proprietário da firma  Antonio’s Decorações, de Patos de Minas.

O Novo Hospital São Lucas que surgiu como um dos mais funcionais do interior mineiro, e quiçá do Brasil, conta em seu quadro clínico com 17 médicos, 100 leitos, e com maior espaço disponível para a maior comodidade dos clientes.

A inauguração oficial se deu no dia 5 próximo passado [setembro/1982], com missa solene em ação de graças que contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, e convidados especiais, como o povo em geral.

No evento falaram Dr. Antônio Vieira Caixeta, que muito emocionado, falou do empreendimento, da luta e do seu sonho concretizado, em nome do corpo clínico falou Dr. João Carlos Cisneiros Guedes e em nome dos médicos patenses o Presidente da Associação Médica de Patos de Minas, Dr. Benedito Corrêa da Silva Loureiro.

Sra. Dagma Piau Vieira foi homenageada pela senhora Luisa Lima Vieira, esposa do médico Dr. Anísio Vieira Caixeta, que na oportunidade representava as esposas dos demais médicos do Hospital São Lucas.

Os filhos do casal Dr. Antônio e Dagma, os jovens Sérgio-Ricardo-Carla e Lara prestaram também a sua homenagem introduzindo no recinto uma placa comemorativa da inauguração.

No final, para o corte da fita simbólica dando como inaugurado o Hospital São Lucas, Dr. Antônio convidou o seu pai, José Anicésio Vieira e o Deputado Homero Santos, que representava ali o Presidente da República, João Batista de Figueiredo, quando o mesmo convidou todos os presentes a conhecerem as novas instalações do Grande Hospital São Lucas.

Às 13 horas daquele mesmo dia, a direção do Hospital São Lucas ofereceu aos presentes um suculento churrasco, regado de muito chopp no bosque, dependência do 15.º Batalhão da Polícia Militar, que se prolongou até o entardecer.

* Fonte: Texto publicado na coluna O Mirador (Terezinha de Deus Fonseca e Lourdes Fonseca) da edição n.º 55 de 15 de setembro de 1982 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Edição n.º 54 de 31 de agosto de 1982 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

Compartilhe