INAUGURADO O ASFALTO DA ESTRADA DA SERRINHA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Acompanhada de deputados federais, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, esteve em Patos de Minas na manhã da quinta-feira (9), para inauguração das obras da estrada da Serrinha. A cerimônia também contou com a presença do Secretário Executivo do MAPA, Marcos Montes, e da Secretária de Estado de Agricultura, Ana Valentim, além de diversas lideranças políticas e empresariais da região.

Foram seis anos, entre paralisações e muita espera, para que a obra da Estrada da Serrinha fosse finalmente inaugurada. O trecho que representa uma importante via de acesso para escoamento da produção atende especialmente, além de moradores da zona rural, as grandes empresas situadas no Distrito Industrial III. A estrada municipal – PMS 20 – passa a se chamar “Rodovia Natalino Caixeta”, em homenagem a uma liderança da zona rural.

Os recursos para realização da obra são oriundos do Ministério da Agricultura e repassados ao Município por meio de emenda parlamentar do então deputado Federal José Humberto Soares. Durante a cerimônia, o prefeito José Eustáquio aproveitou a presença das lideranças políticas para solicitar mais recursos na área de infraestrutura como, finalização da pavimentação da Estrada do Sumaré; pavimentação do trecho entre o distrito de Alagoas e Patos de Minas; pavimentação da Estrada dos Vieiras, no Distrito Industrial I; construção de uma nova ponte sobre o Rio Paranaíba.

Durante pronunciamento, Tereza Cristina enfatizou que esta é uma das únicas obras de asfaltamento realizada com recursos do MAPA no País. A Ministra ressaltou ainda que infraestrutura de estradas, modernização no campo e desburocratização de processos que envolvem a regulamentação da atividade do agronegócio são fatores fundamentais para o desenvolvimento do setor. “Essa tecnologia toda que acabei de visitar, – na Auma Negócios, instalada aqui merece esse asfalto. “O Brasil hoje”, destacou, “é uma potência agroambiental e nós precisamos estar incluídos e o asfalto, a modernização, a agricultura 4G que vocês já fazem aqui, tudo isso faz parte”, disse.

Tereza Cristina lembrou um recente projeto do MAPA que abre a possibilidade de formação de consórcios de municípios para implantação dos serviços de inspeção de produtos de origem animal, o que ampliará o mercado para os produtores rurais de grande parte do país.

Após os pronunciamentos, foi proferida uma bênção religiosa e o descerramento da placa de inauguração da Rodovia Natalino Caixeta. Em seguida, a comitiva do Ministério da Agricultura, acompanhada de deputados e empresários, seguiu para uma visita à Suinco, no Distrito Industrial III.

* Fonte e foto: Texto de Rejane Gomes publicado com o título “Obra da Serrinha é inaugurada com a presença de Ministra da Agricultura e recebe o nome de Rodovia Natalino Caixeta” na edição de 11 de janeiro de 2020 do jornal Folha Patense.

Compartilhe