INAUGURADO O CESU

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Predominou a emoção na maioria dos pronunciamentos proferidos durante a solenidade de inauguração do Centro de Ensino Supletivo (CESU) de Patos, ocorrida na tarde do dia 12 deste mês [08/1988], com as presenças do Secretário de Estado da Educação, Aloísio Garcia; do Prefeito Arlindo Porto e do Secretário da Agricultura, José Mendonça de Morais, dentre outras autoridades. A festa serviu para que fosse prestada uma homenagem a Ordalina Vieira, uma das maiores educadoras patenses, que passou a emprestar seu nome àquela casa de ensino supletivo.

O CESU prestou também uma homenagem ao Prefeito Arlindo Porto, escolhido como patrono da Biblioteca Comunitária daquele educandário. A jovem Sheila, uma leitora assídua da biblioteca, leu uma pequena dissertação, onde parabenizou a primeira dama Maria Coeli pela feliz escolha de Arlindo Porto para seu esposo. Sheila entregou um buquê de flores à primeira dama. O que mais emocionou aos presentes foi o pronunciamento de Tereza Guedes, uma senhora que estudou o 1.º grau no CESU e concluiu o Curso de Auxiliar de Enfermagem naquela escola. Ela provou com sua história o quanto o CESU é importante para aqueles que não podem frequentar uma escola regular. Maria José Cury também emocionou a todos, quando homenageou a família Vieira Roriz, falando de Ordalina Vieira.

A Diretora do CESU, Maria Auxiliadora Figueira Cardoso, agradeceu a todos que ajudaram e têm ajudado o Centro de Ensino Supletivo a cumprir bem o seu papel educador. Para Aloisio Garcia, é nos CESUs que se resgata o débito para com os adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade apropriada. Valdomiro Vieira falou em nome da família da homenageada e o Prefeito Arlindo Porto encerrou a série de pronunciamentos, prometendo fazer sempre mais por Patos de Minas.

* Fonte: Texto publicado com o título “Emoção no CESU” e subtítulo “A emoção marcou a festa de inauguração do Centro de Ensino Supletivo de Patos” na edição n.º 191 de 15 de agosto de 1988 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Cursogratisonline.com.br.

Compartilhe