PROJETO NASCER PATENSE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Entre os muitos programas que estão sendo executados pelos diversos departamentos da Secretaria Municipal de Saúde [1997], inclui-se o Projeto Nascer Patense, que abrange desde o fornecimento de orientação às gestantes sobre os vários aspectos da gestação e o pós-parto, até o acompanhamento da criança por pessoal especializado, logo após o seu nascimento.

As mães recebem da Secretaria folhetos com aconselhamentos de grande utilidade e informações oportunas e adequadas, como, por exemplo, no “O Sorriso do Bebê”, que indica a época de consulta (do 4.º mês da gravidez ao 4.º ano de vida da criança), orienta e educa sobre os problemas de dentição e mostra a conduta correta para que o bebê possa ter, no amanhã, dentes fortes e sadios e, com isso, um belo sorriso. Já no folheto “Cuidados com o Recém-nascido”, a abordagem principal é sobre o aleitamento materno, mas as mães também tomam conhecimento do calendário apropriado para vacinações preventivas, que acompanha o preceituado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Outro aspecto importante do Projeto Nascer Patense é o fortalecimento do sentimento que todo cidadão deve ter. Ao entregar à família do bebê o diploma de Cidadão Patense a que ele faz jus, a Secretaria de Saúde procura despertar nos familiares do neném o orgulho pela sua condição de filho de Patos de Minas, exortando-os para que agora − assim como ele, no futuro − possam exercer livremente a sua cidadania e venham a contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento pessoal, da cidade e do país.

“A conjugação dos dois princípios básicos da vida − boa saúde e integração efetiva com a sociedade a que se pertence − são as metas da Secretaria Municipal de Saúde”, afirma Marema Patrício, titular da pasta. “Nós podemos tentar dar ao patense a qualidade de vida que ele merece, dentro do nosso campo de atuação e de acordo com as limitações que tolhem nossos movimentos. Todo o esforço do governo municipal está voltado para isso. O acompanhamento que estamos oferecendo aos novos cidadãos patenses visa justamente proporcionar-lhe o casamento do corpo são com a mente sã. Muito mais que um direito do cidadão, esse é um dever da administração pública, cujo cumprimento pode e deve ser reclamado por cada mãe que deseja receber o melhor que nós podemos dar a seus filhos”, completa Marema.

* Fonte: Texto publicado com o título “Projeto de vida para quem vai ser mãe” na edição n.º 56 de 10 de novembro de 1997 do jornal O Tablóide, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Br.freepik.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe