PEDIDO DE MOBÍLIA PARA O FÓRUM EM 1913

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

pedidoPara se emancipar da Vila de Patrocínio, a Lei n.º 1.291, de 30 de outubro de 1866, impôs em seu Artigo 3.º: Instalar-se-á a Vila, logo que os habitantes prontificarem a cadeia e casa de Câmara. Essa determinação causou muitos dissabores e por pouco a causa foi perdida¹. Depois de solucionado o problema, a História não faz referências sobre a localização dos dois departamentos e nem onde o Fórum funcionava. A edição de 27 de abril de 1913 do jornal O Commercio cita a construção de um prédio para a instalação do Fórum. A nota é um pedido de mobiliário digno para a casa de Justiça que está prestes a ser concluída, mas não informa a sua localização:

Está prestes a ser concluido o elegante palacete destinado aos serviços forenses nesta cidade. A sua belleza architectonica, o realce que dà á cidade, a commodidade que dará aos funccionarios da Justiça, são requisitos que nos recommendam á gratidão para com o governo do Estado, dotando Patos com esse melhoramento. Um complemento indispensavel, porém, torna-se preciso: a mobilia do predio, porquanto não existe uma só peça d’ella. Por longos annos funccionando a Camara Municipal e o Fôro no mesmo predio, a mobilia d’aquella era comum á ambas as corporações. Agora, porem, isso não se dará, porque a Camara Municipal cogita em edificar um predio proprio e mesmo porque, o actual predio do Forum não comporta as duas corporações, devido a pequena dimensão de seus commodos, difficultando o regular expediente dos serviços.

Possuindo a cidade um edificio digno, destinado ao Fôro, è natural que este tenha mobiliario condigno.

Seria vantajoso que o dignissimo Secretario do Interior nos dèsse a mobilia precisa, a fim de ser o predio entregue completo, logo depois de concluido, pois que, estando a cidade longe da estrada de ferro, muito demora a chegada de objectos adqueridos fóra. Estamos certos que o Exm.º Dr. Delfim Moreira attenderà a este justo pedido.

O mistério da localização do Forum não durou muito. Com o advento da construção da nova Cadeia² ficamos sabendo que a casa de Justiça funcionaria no mesmo prédio, como bem destaca esta nota publicada na edição de 14 de julho de 1913 do jornal O Commercio³:

Não fosse o desleixo reinante na Central, conforme estamos informados, já podia estar entregue ao Estado o predio construido nesta Cidade, destinado à Cadeia e Forum. Ha mais de um anno foram pedidas do Rio as calhas destinadas ao predio e, ATÉ HOJE, nem noticia das mesmas que foram despachadas com presteza pela casa que recebeu a encommenda.

Pouco tempo depois, já em 1914, as tão esperadas calhas chegaram. Assim, finalmente, para alívio do povo e dos presos, o prédio da Cadeia e Fórum pôde ser inaugurado. A boa notícia foi destacada na edição de 03 de maio do jornal O Commercio:

A fim de receber o novo predio da Cadêa e Forum d’esta cidade, esteve entre nós o Exmo. Dr. Nicodemos de Macedo, illustre Engenheiro do Estado. S. Excia., depois de recebel-o, fez entrega d’elle, terça-feira passada, aos Exmos. Dr. Juiz de Direito da Comarca, e Cap. delegado de policia. Este fez logo transferencia dos presos que se achavam no quartel, para as novas prisões.

O Fórum funcionou no local, a hoje abandonada e vilipendiada antiga Cadeia, até 1936, quando foi inaugurado o Fórum Olympio Borges na Avenida Getúlio Vargas.

* 1: Leia “Carta Sobre a Construção da Casa de Cadeia e Câmara”, “Instalação da Vila: A Emancipação”, “Instalação da Vila: Governo Ameaça Suprimir o Município”.

* 2, 3: Leia “Cadeias”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Rosivaldotoscano.com.

Compartilhe