INAUGURADA A AMPLIAÇÃO DO COLÉGIO ZAMA MACIEL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

“Somos todos construtores da mesma história, mas não queremos mascarar a realidade. Precisamos analisar os pontos negativos do ensino para podermos superá-los”. Com estas palavras a Diretora da Escola Estadual “Zama Maciel”, Francisca Mendonça de Morais, marcou seu pronunciamento durante a inauguração da ampliação e reforma das instalações daquele tradicional estabelecimento de ensino patense.

A solenidade de inauguração aconteceu na tarde do último dia 12 e foi bastante concorrida, contando inclusive com a presença do Secretário de Estado da Educação, Aloisio Teixeira Garcia. Depois de ouvir o Hino Nacional, executado pela Banda do 15.º Batalhão, o Prefeito Arlindo Porto descerrou a placa de inauguração, juntamente com Aloísio Garcia e José Mendonça de Morais, Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Durante a solenidade foram feitos diversos pronunciamentos – a maioria deles expressando a gratidão de toda a comunidade patense e, especialmente daqueles que desfrutam do educandário, pelos benefícios advindos de sua ampliação e reforma. Falaram o Presidente da Câmara, João Ricardo de Oliveira; Maria Inez Rubinger de Queiroz, Delegada Regional de Ensino e representante do Deputado Bernardo Rubinger; Maria Aparecida Nogueira, representando os professores; José Mendonça de Morais; Arlindo Porto; a Diretora Francisca Mendonça; o Secretário Aloisio Garcia e os alunos Rosana Cristina da Cunha; Alice Maria Alves (Presidente do Grêmio Paulo Setúbal) e Cristian José de Castro.

O Prefeito Arlindo Porto relatou alguns momentos da luta pela realização da obra, citando por exemplo as inúmeras visitas feitas pela diretora do Colégio Estadual a seu gabinete. Já o Secretário José Mendonça de Morais se disse realizado pela vitória alcançada por Francisca Mendonça (sua irmã). O representante do Governo do Estado, Secretário da Educação Aloisio Garcia, expressou sua confiança de que os alunos do “Zama Maciel” saiam daquela escola preparados para a vida. “Vamos relatar ao Governador que esta cidade se faz merecedora de todo o apoio do Governo Estadual”, prometeu o Secretário.

Durante a solenidade de inauguração foram homenageadas com placas de prata as seguintes autoridades: Arlindo Porto, Aloisio Garcia, José Mendonça e Bernardo Rubinger. Também a Diretora Francisca Mendonça recebeu uma placa de prata, numa homenagem surpresa de alunos, professores e funcionários da escola. O Secretário de Educação entregou deliberação sua, autorizando recursos para complementação do material de cantina do Colégio “Zama Maciel”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Inauguração Concorrida” e subtítulo “Numa solenidade bastante prestigiada, o Colégio ‘Zama Maciel’ inaugurou sua ampliação e reforma” na edição n.º 191 de 15 de agosto de 1988 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Eeprofessorzm.wixsite.com.

Compartilhe