PATENSE AGRADECE O RETORNO AO NOME ORIGINAL DA CIDADE, O

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

7TEXTO: JORNAL FOLHA DE PATOS (1945)

O Govêrno do Estado, em complemento do decreto n. 1.058, em anexo ao Minas Gerais de 3 de junho corrente, que estabelece definitivamente o quadro administrativo de Minas, restaurou a velha denominação deste municipio, sob a pomposa forma de “Patos de Minas”¹.

O eminente Governador Benedito Valadares, ao saber simplesmente que o nome de Guaratinga não havia agradado, mandou se anotasse o desejo de nossa população, e depois de providenciar a necessária autorização do Governo do país, acaba de restabelecer o nome querido do municipio.

A’ sua excia. enviamos, portanto, os nossos maiores agradecimentos.

A volta à velha denominação passou a constituir a grande aspiração de nosso povo, que o eminente Prefeito Municipal – Clarimundo José da Fonseca Sobrinho – endossou com entusiasmo e que o Cel. Osório Dias Maciel pleiteou com veemência.

O ato governamental, sôbre ser a homologação dessa aspiração unânime, revelou que o Governo do Estado, no que diz respeito aos desejos e aspirações de nossa comuna, sempre nos atendeu de boa mente e sempre transforma em realidade os projetos locais que visam o nosso engrandecimento e o nosso sossego.

A Guaratinga inexpressiva e das reiteradas confusões com os outros municipios terminados em “tinga”, fica nas páginas de nossa historia como efêmero episodio de tentativa de alteração de nosso nome de batismo, que a população, com o bravo Osório Maciel à frente, não permitiu se perpetrasse, restabelecendo com alma e vigor a Patos eterna que caminha para o futuro na aureolada gloria do passado.

* 1: Leia “Patos Mudará de Nome?” e “O Dia em Que Patos Deixou de Ser Patos – I e II”

* Fonte: Texto publicado com o título “Patos de Minas” na edição de 10 de junho de 1945 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Noticias.bol.uol.com.br.

Compartilhe